DIA DO TRABALHO
Mãos que fazem parte da construção de sonhos
   
Pedreiro é a peça-chave para uma obra de qualidade.

Por
28/04/2023 10h25

   Na hora de contratar mão de obra para uma reforma ou construção, o pedreiro é um dos profissionais mais importantes. Por isso, é bem comum que as pessoas estejam sempre em busca de indicações e boas referências. Isso porque o pedreiro é peça-chave para uma obra de qualidade e durabilidade e tem um papel muito importante na execução de um projeto. Afinal, além de bons materiais, uma obra de qualidade também deve contar com os melhores profissionais.
  Para este especial do Dia do Trabalho, o Jornal Tribuna Popular também realizou uma entrevista com um pedreiro. Pois mesmo sendo uma profissão de trabalho árduo, que enfrenta bastante dificuldades no dia a dia, além dos riscos que este profissional está exposto também, ele sempre está ali, faça chuva ou faça sol, no inverno e no ardente do verão. E o profissional que aceitou este desafio de nos contar um pouco de sua história e de seu trabalho nesta área é Claudio Kuntzer, 50 anos de idade, morador de Alto Sinimbu, que já atua à 25 anos nesta área. “Depois que saí do quartel ainda plantei fumo, mas depois fui para as obras. E nunca mais larguei. Não era o plano, mas gostei muito das atividades”, comenta Claudio.
   Todas as profissões com certeza enfrentam e possuem as suas dificuldades e com o profissional das obras não é diferente. Cabe a cada um encontrar a melhor maneira para conseguir enfrentar os obstáculos que aparecem no dia a dia. E Claudio sempre conseguiu lidar muito bem com as dificuldades. “Logo me acostumei com a profissão e tudo que parecia difícil no começo, se tornou um esporte para mim”, relata Claudio.
   E além das dificuldades, toda atividade profissional também envolve riscos, principalmente aquelas que exigem esforço físico e o trabalho manual pesado. O profissional que atua como Pedreiro está exposto a riscos de Acidente de Trabalho que podem ser leves ou gravíssimos, como quedas de alturas, perfurações, choques elétricos, contato com substâncias tóxicas, entre outros. Mas também cabe a cada profissional tomar os devidos cuidados para que isso aconteça o mínimo possível. E com Claudio não foi diferente, sempre muito atento, para que tudo saia conforme planejado e ao mesmo tempo é um profissional que não para por qualquer coisa, afinal, tudo faz parte do trabalho que exerce. “Uma vez caí de uma obra, senti dores na hora mas não parei, faz parte do serviço, levantei e segui a obra”, conta Claudio.
   O pedreiro é o profissional que, de fato, coloca as mãos na massa para tirar os projetos do papel. Disposição física, tomada de decisões, organização, manejo e facilidade em trabalhar em grupo são algumas qualidades indispensáveis para se destacar na área. E Claudio sempre gostou muito de fazer parte da construção de sonhos e sempre teve muita facilidade em trabalhar com pessoas, no tanto que construiu diversas amizades durante estes anos na obra. “Fico muito feliz em poder fazer parte da construção de sonhos de muitas pessoas, sempre recebi muito carinho das pessoas, e isso me mantém. Agradeço por todos amigos que criei a partir das obras. Tenho muito orgulho da profissão que estou, e é isso que quero para minha vida”, conclui Claudio.
 


   

  

menu
menu