VEÍCULOS |
Como economizar combustível em tempos de constantes aumentos no valor |
Saiba como economizar mesmo com a alta valor dos combustíveis. |
Na última segunda-feira, dia 8, a Petrobras anunciou mais aumento de combustíveis. Este foi o sexto reajuste apenas neste ano. Na terça-feira a gasolina foi reajustada em 8,8% nas refinarias e o diesel em 5,5%. Com isso os preços médios nas refinarias subiram para R$ 2,84 por litro a gasolina e R$ 2,86 por litro para o diesel, o que representa uma alta, no ano, de 54% no preço da gasolina e de 41,6% no diesel.
A explicação para a alta é a pressão dos preços do petróleo e derivados no mercado internacional, além do corte de produção nos países exportadores. Apesar disso, a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom) argumenta que o aumento ainda não equipara os valores da Petrobras em relação ao Preço de Paridade de Importação (PPI), ancorado nas variações do mercado internacional.
O câmbio elevado é outro fator a contribuir com a alta. A decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, de anular todas as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pela Justiça Federal do Paraná, relacionadas às investigações da Operação Lava Jato, também foi apontada e teria influenciado no aumento.
O preço da gasolina e do diesel, vendidos na para os postos, é diferente do valor cobrado nas refinarias da Petrobras. Até chegar ao consumidor, são acrescidos tributos federais e estaduais, custos para aquisição e mistura obrigatória de biocombustíveis, além das margens brutas das companhias distribuidoras e dos postos revendedores de combustíveis. Tudo isto fez com que a conta fosse parar no bolso consumidor final.
Logo após o aumento, vários postos de combustíveis da região já comercializavam a gasolina comum e aditivida com valores que beiravam os seis reais por litro e, em alguns postos, a gasolina aditivada chegou aos seis reais por litro. Com os valores subindo tanto, buscamos algumas dicas que podem aliviar o bolso dos motoristas e diminuir os gastos com o combustível:
FAÇA AS MANUTENÇÕES PREVENTIVAS NO TEMPO CERTO
A manutenção é sempre necessária e, no quesito consumo de combustível, fundamental. Verificar os itens que compõem o motor de tempos em tempos, bem como filtros e velas, é a certeza de economia.
DICAS SOBRE O CÂMBIO
Fazer trocas na rotação adequada também é uma boa maneira de poupar. Por isso, evite esticar as marchas. Modelos mais recentes de automóveis são equipados com indicador do momento ideal para a troca de marchas. Se for o caso do seu veículo, utilize-o sempre. Se o seu carro é daqueles que têm opções de transmissão acima da quinta, lembre-se delas quando estiver nas rodovias.
FECHE AS JANELAS
Não é mito. Andar com janelas fechadas melhora a aerodinâmica do veículo, ainda mais em velocidades acima dos 80 km/h. Consequentemente, a economia de combustível é maior.
ANDAR EM PONTO MORTO
Muitos motoristas acreditam que o ponto morto é um aliado na hora de moderar o gasto. Mas estão errados! Além de correr um risco grande, especialmente em ladeiras. Sem o auxílio do freio do motor, o sistema de freios terá uma exigência muito maior e pode falhar. Então não faça isso. Apenas carros com carburadores são beneficiados com a economia de combustível, quando andam em ponto morto. Mas a “tecnologia” só é encontrada em veículos muito antigos. O sistema substituto é a injeção eletrônica, que usa um chip para gerenciar o uso do combustível.
ESCOLHA BEM O LOCAL ONDE VAI ABASTECER
Infelizmente não é todo o posto de combustível que é confiável, e a fiscalização não é eficiente. É muito comum encontrar combustíveis adulterados, o que significa prejuízo em dobro, já que os componentes do veículo podem ser danificados. Por isso, é muito importante avaliar o local onde você abastece e tente abastecer sempre no mesmo local.
PESO NO VEÍCULO
você pode colocar a sua casa dentro do seu carro, mas precisa ter consciência de que excesso de peso dentro do seu veiculo, pode causar maior consumo de combustível, o que por vezes é desnecessário. Existem estudos que apontam que 10 kg a mais, consequência de coisas que não precisavam estar no carro, já são suficientes para ir diminuir a economia de combustível.
ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO SEMPRE EM DIA
Eles são responsáveis pelo desempenho do veículo, já que atuam diretamente para a boa performance dos pneus, mantendo o atrito com o solo na medida certa.
NÃO ESQUEÇA DE CALIBRAR OS PNEUS
O pneu vazio torna o consumo de combustível muito maior ( o que pode chegar a 3%). O ideal é manter a calibragem e respeitar a pressão correta indicada no manual do veículo.