VEÍCULOS
IPVA 2022 estará disponível a partir da próxima quarta-feira
   
Diversas novidades foram anunciadas hoje, dentre ela o parcelamento em até seis vezes e descontos de cerca de 20% para pagamentos em cota única.

Por
10/12/2021 17h48

A Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) divulgou, nesta sexta-feira (10), as informações para o pagamento do IPVA 2022. Não houveram mudanças em relação às alíquotas do tributo no Rio Grande do Sul, mas a valorização dos preços dos veículos em todo o país, refletida na tabela Fipe, acarreta aumento médio de 22% ao contribuinte. Para amenizar essa situação, o governo ampliou significativamente os descontos para pagamento antecipado (que aumentarão de 3% para até 10%) e dobrou o prazo de parcelamento de três (janeiro a março) para seis meses (janeiro a junho), dentro do prazo autorizado pela Lei 15.533, de 28 de setembro de 2020, aprovada por unanimidade pela Assembleia.

Para definir o valor do tributo, é utilizado como base de cálculo o preço médio de mercado. Em média, o valor do imposto de usados em todo o país apurado em 2021 apresentou aumento estimado em 22%. Para veículos novos, vale como referência o preço da nota fiscal.

“Tivemos em 2021 um novo cenário em relação à inflação, em especial por questões de abastecimento de suprimentos na cadeia automotiva que chegaram a causar paralisações de produção, influenciando na valorização dos veículos usados em vários países. Esse fato é expresso nos preços apurados pela Fipe em todo o país e formam a base do cálculo do IPVA em cada Estado. Por isso, a Receita Estadual trouxe maiores prazos e maiores descontos de antecipação, mais ajustados a esse momento”, afirma o subsecretário Ricardo Neves Pereira, lembrando as alíquotas de IPVA não tiveram nenhuma alteração para 2022. “Essa valorização dos veículos usados deve-se principalmente à redução do volume de produção de novos. Esperamos que, no próximo ano, o preço se normalize, com maior oferta de mercado e a regularização do ambiente produtivo”, acrescenta.

PAGAMENTOS ANTECIPADOS GARANTEM BONS DESCONTOS

O pagamento do IPVA estará liberado a partir da práoxima quarta-feira, dia 15. Quem quitar o tributo até 30 de dezembro de 2021, terá desconto de 10% e não incorrerá na variação da UPF/RS (que pelos índices inflacionários também deve ficar em 10%), gerando uma redução potencial de 20%. As vantagens podem ser ainda maiores para os proprietários de veículos que tiverem os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão. Quase metade da frota tributável (46%) terá descontos pelo Bom Motorista e 16% pelo Bom Cidadão. Pagando antecipadamente em dezembro e com a soma de todos os descontos máximos disponíveis, é possível obter redução de 34,63% sobre o valor total do IPVA.

Outra possibilidade de pagamento do IPVA 2022 é a quitação com desconto em janeiro ou fevereiro ou março. O proprietário do veículo que pagar o IPVA até 31 de janeiro terá 10% de desconto. Se pagar até o dia 25 de fevereiro, a redução é de 6%. Quitando até 31 de março, o desconto é de 3%. Nesses casos, os valores já estarão atualizados pela variação da UPF.

PRINCIPAIS NOVIDADES:

Mesmas alíquotas: as alíquotas não tiveram alterações.

Mais descontos por antecipação: desconto máximo por antecipação sobe de 3% (+ variação da UPF) para 10% (+ variação da UPF)

Dobro de prazo para pagar: número de parcelas dobra de 3 para 6 (de janeiro a junho)

Mesmos critérios de isenções: critérios referentes à idade de fabricação dos veículos não tiveram alterações – 46% da frota é isenta

Bom motorista e bom cidadão mantidos: descontos do Bom Motorista e Bom Cidadão não tiveram alterações

Inovação no pagamento: poderá ser feito pelo PIX


   

  

menu
menu