SANTA CRUZ DO SUL
Primeiro caso da variante Ômicron é confirmada em Santa Cruz
   
Mulher residente em Santa Cruz, que voltou de viagem da África do Sul, está em isolamento domiciliar, e apresentou febre na sexta-feira, dia 3.

Por
06/12/2021 09h36

A Secretaria Municipal da Saúde informa que a Vigilância Sanitária está acompanhando a mulher residente em Santa Cruz do Sul, que voltou de viagem da África do Sul, desde a última quarta-feira, 1. Ela, que recebeu duas doses de vacina contra a Covid-19, está em isolamento domiciliar, e apresentou febre na sexta-feira, dia 3, único sintoma.

No período da tarde, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) confirmou, por meio de sequenciamento genético, a contaminação com a variante Ômicron.

Foi realizado um levantamento de todas as pessoas com quem a mulher teve contato desde o retorno ao país, que já foram testadas para a doença. Um contactante residente aqui no Município já teve o seu resultado negativo. Em outro, o primeiro teste de antígeno deu negativo, e agora é aguardado o resultado do RT-PCR, encaminhado ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Ambos estão em isolamento domiciliar e sendo acompanhados pela Vigilância Sanitária.

A secretária municipal da Saúde, Daniela Dumke, reforça a importância de se manter os cuidados básicos, especialmente o uso de máscara e o distanciamento adequado, e de se completar o esquema vacinal. "Quero tranquilizar a população santa-cruzense de que fizemos todos os encaminhamentos que a ciência e os protocolos mundiais nos indicam, como o isolamento domiciliar e testagem de todos os contactantes”.


   

  

menu
menu