SANTA CRUZ DO SUL
Vacina da gripe está liberada para toda a população santa-cruzense
   

Por Djuliane Fredrich
16/04/2024 12h00

A partir desta terça-feira, dia 16, todas as pessoas com mais de seis meses de idade poderão fazer a vacina contra a Influenza em Santa Cruz do Sul. Para receber o imunizante, basta comparecer a um dos muitos pontos espalhados pelo município, levando junto a carteira de vacinação e um documento oficial com foto. A medida amplia a imunização para além dos grupos prioritários.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) já foram aplicadas 13.495 doses da vacina em Santa Cruz do Sul, onde a expectativa é vacinar um contingente de 59.415 pessoas até o dia 31 de maio.  Iniciada em 25 de março com a vacinação de idosos e trabalhadores de saúde, no mês de abril a 26ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza passou a contemplar também crianças de 6 meses até menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas e trabalhadores de educação do ensino básico e superior. 

 

A procura pelo imunizante, até então considerada baixa, ganhou reforço no último sábado, com a realização do Dia D em todo o território nacional. Em Santa Cruz do Sul mais 1.618 pessoas dos grupos prioritários foram vacinadas. Agora, com o chamado aberto a toda a população, a expectativa é que os números aumentem, garantindo proteção a mais pessoas. 

O secretário municipal da Saúde, Fabiano Dupont, recomenda à população santa-cruzense que faça a vacina da gripe para prevenir agravamentos e possíveis hospitalizações: “É um ato tão simples e que pode fazer uma diferença muito grande na vida da gente. A vacina está disponível, é gratuita e agora está ao alcance de todos, uma solicitação da nossa prefeita Helena. Tenhamos essa consciência e vamos procurar nos proteger e proteger também aqueles que a gente ama”, disse. 

A vacina contra a gripe está disponível em todos os postos de saúde do município (Estratégias de Saúde da Família – ESF  Unidades Básicas de Saúde - UBS), no SIS-Unisc (Avenida Independência, 2293, telefone 37177480) e no Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Santa Cruz do Sul (Rua Ramiro Barcelos, nº 1054, Centro, telefone 31221450).


Download Imagem 1

   

  

menu
menu