CULTURA |
Programação da semana Farroupilha foi um sucesso segundo organizadores |
Ao todo foram cinco dias com diversas atividades na sede do CTG em Alto Sinimbu. |
Após um ano sem a possibilidade de realizar eventos, os festejos farroupilhas voltaram a ser realizados em 2021 respeitando todos os protocolos de saúde. No CTG Tropeiro Velho as atividades iniciaram no dia 16 de setembro e terminaram no dia 20, mas para alguns integrantes do Centro de tradições gaúchas as atividades iniciaram ainda mais cedo para que pudessem trazer a Chama Crioula até a CTG.
Neste ano a geração da Chama foi uma homenagem póstuma ao Sr. José Darci Soares Camargo, um dos idealizadores e associado fundador do CTG Tropeiro Velho, que veio a falecer no ano de 2020. A Chama Crioula foi gerada na casa em que o Sr. Darci residia na localidade de Rio Pequeno, conta o capataz cultural e coordenador de cavalgadas Gilberto da Rosa. O acendimento da Chama Crioula aconteceu na manhã do dia 11 de setembro, em seguida o grupo de 10 cavaleiros iniciou a cavalgada farroupilha do município de Sinimbu que percorreu 160 km até chegar ao CTG em Alto Sinimbu.
A cavalgada que teve a duração de seis dias e percorreu os seguintes locais, no dia 11 após a saída da propriedade em Rio Pequeno, foram até Linha São João onde almoçaram no sócio Auri Carvalho, seguiram pela Linha da Serra onde pernoitaram na residência de Elton Molz. No dia 12 percorreram as localidades de Linha Cinco, Linha Plums e pernoitaram na Linha Biriva. No dia 13 o trajeto foi pela Linha da Barra, Cadeado, Água Fria, Linha Carvalho, até Linha da Grama, com repouso na Hípica da Amizade. No dia 14 o almoço foi realizado no Casarão Serrano e pernoite na localidade de Banhado Grande. No dia 15 a rota foi Alto Rio Pardinho Estância Schmidt com pernoite e na quinta-feira dia 16 a chegada com a chama até o CTG Tropeiro Velho para a abertura oficial dos Festejos Farroupilhas. Também participaram da cavalgada 7 pessoas em carros de apoio, dentre eles estavam músicos, cozinheiro, bolicheiro e motoristas.
Um grande público esteve presente no CTG durante a realização do evento, porém, algumas programações se destacaram, dentre elas as apresentações artísticas realizadas no sábado pelo grupo Heróis Farroupilhas. Na mesma noite também aconteceu um Baile de Candeeiro (danças que acontecem à luz de lamparinas ou velas). Gilberto ainda comenta que pretendem realizar uma edição anual desta modalidade “Queremos ter uma edição anual desta modalidade. Todos que acompanharam ficaram encantados”, conta.
As atrações do domingo foram o culto crioulo e o almoço. E no dia 20 o destaque foi o desfile Farroupilha pela rua principal de Sinimbu que contou com um grande número de participantes. Para encerrar os festejos e a semana Farroupilha a chama foi extinta no CTG durante a tarde.
Mesmo com todas as restrições impostas a organização considerou o evento um sucesso. Gilberto da Rosa cita ainda que a patronagem do CTG Tropeiro Velho agradece a todos que visitaram o CTG, durante a semana Farroupilha e também a todos os associados que colaboraram e tornaram o evento possível.
O próximo evento do CTG Tropeiro Velho também já tem data marcada, cardápio e atrações definidas. Ele acontece no dia 7 de novembro, onde será realizado o tradicional costelão para o almoço e a tarde show nativista. Também está sendo organizado um torneio de futebol de bombacha para a mesma data.