ESTADO |
Seminário promove debate sobre desenvolvimento sustentável na região |
O 1º Seminário Gaúcho de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) teve início, na manhã desta segunda-feira, dia 22, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Um dos objetivos do evento é promover um debate sobre o desenvolvimento sustentável na região. Entre os cases de sucesso, está o Programa Protetor das Águas, de Vera Cruz.
Coordenador da Unisc Serviços, Paulo Theisen, ressaltou a importância do evento. “O seminário busca tratar de um tema que tem cada vez mais relevância para todos nós, as questões ambientais. Nós elegemos o PSA como um tema central por conta dos impactos positivos para sociedade como um todo. O objetivo central é divulgar e envolver a comunidade nos temas ambientais”, disse.
O 1º Seminário Gaúcho de Pagamento por Serviços Ambientais conta com a participação de autoridades estaduais e municipais, técnicos, pesquisadores, entusiastas do tema e representantes de entidades, incluindo do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul.
A programação inclui mesas redondas e palestras que abordam diferentes aspectos do PSA e sua aplicação na região. Nesta segunda, são realizadas mesas redondas para discutir o papel da ferramenta como mecanismo para a revitalização de bacias hidrográficas, a visão dos sistemas de abastecimento de água em relação ao PSA e diferentes iniciativas no Rio Grande do Sul.
Para dar continuidade às atividades, nesta terça, está prevista uma palestra destinada aos produtores rurais de Vera Cruz, para abordar a conservação de solos dentro do Programa Produtor de Águas. A programação busca envolver diretamente os participantes e demonstrar na prática os benefícios e desafios relacionados ao PSA.