EXPOAGRO AFUBRA
Expoagro Afubra: Seminário divulgará novas informações e indicadores da cadeia do leite do RS
   

Por Djuliane Fredrich
18/03/2024 17h00

Um estudo atualizado da Cadeia do Leite do Estado, com as principais informações sobre o setor leiteiro e detalhamento de indicadores de eficiência das propriedades leiteiras do RS, será apresentado pela Emater/RS-Ascar – vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) do Governo do Estado – nesta quarta-feira, dia 20, durante o Seminário Pecuária de Leite do RS. Com início previsto para às 9h45, o evento ocorre no auditório central da Expoagro, com atividade a ser ministrada pelo zootecnista e extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Jaime Ries.

“O objetivo deste Seminário é trazer informações importantes para quem quer permanecer e mesmo evoluir dentro do setor leiteiro, sejam produtores, empresas ou cooperativas”, salienta o extensionista rural da Emater/RS-Ascar Diego Barden dos Santos. A respeito dos indicadores de eficiência, Barden destaca o fato de este ser um novo produto que a Instituição construiu com base em dados de muitas propriedades gaúchas. “É o resultado de uma análise criteriosa, de um levantamento muito preciso, em que foi criada uma planilha que determina a eficiência de cada propriedade leiteira”, pontua o extensionista, ao afirmar que este é um importante meio de informação para tocar, ampliar e dar qualidade ao trabalho executado junto aos produtores de leite.

Bovinos de leite

Na parcela de Bovinos de Leite no Espaço Casa da Emater na Expoagro Afubra 2024, os produtores de leite terão acesso a esses indicadores e à planilha, para que cada propriedade possa fazer o seu próprio levantamento com vistas a identificar o nível de eficiência em que se encontra. “A gente vai apresentar quais são os melhores e os piores indicadores, tanto de litros de leite por hectare, por pessoa e média de litros de leite por vaca/dia”, exemplifica Barden.

Outro assunto novo que será apresentado no espaço será o do manejo adequado para produtores que têm interesse em construir instalações de galpão no modelo compost barn. No local, haverá exposição de animais em cama de serragem da mesma forma como ocorre neste sistema, bem como a planta baixa e uma fachada, tudo com um extensionista atendendo ao público e explicando os princípios e os manejos básicos do compost barn. “Por fim, junto à parcela teremos um espaço mais delicioso, onde vamos apresentar algumas receitas de derivados de lácteos que podem ser feitas tanto nas propriedades como em um processo mais industrial, ainda que o foco principal seja a alimentação e o bem-estar das famílias”, destaca o extensionista.


Download Imagem 1

   

  

menu
menu