COPA DO MUNDO
Argentina e França decidem a Copa. Brasil cai no pênaltis para a Croácia
   
Brasil até às quartas como uma das favoritas.

Por
16/12/2022 10h06

   As quartas de finais da Copa do Mundo 2022  chegaram ao fim neste último sábado, dia 10. Marrocos e França se juntaram a Croácia e Argentina nas semifinais.

   Brasil
   Há 16 anos, Brasil e Croácia faziam seu primeiro embate e começavam uma grande rivalidade, que atravessa desde jogos amistosos até Copas do Mundo. Pela primeira vez num jogo de mata-mata, as duas equipes se enfrentaram nas quartas de final do Mundial do Qatar. A Croácia levou a melhor nos pênaltis e avançou para as semifinais.
   Foram seis duelos na história de Brasil x Croácia: o jogo da última sexta-feira, dia 9, no Qatar, foi o primeiro triunfo dos croatas. Em jogos válidos pela Copa do Mundo, os brasileiros tinham vencido em 2006 e 2014.
   Após duas vitórias e uma derrota pelo Grupo G no Qatar, a Seleção Brasileira, comandada por Tite, chegou às quartas de final neste ano como uma das grandes favoritas. A equipe passou por Sérvia e Suíça, vencendo por 2 a 0 e 1 a 0, respectivamente, mas acabou derrotada por Camarões por 1 a 0 na última rodada. Nas oitavas, despachou a Coreia do Sul por 4 a 1, com grande atuação. Nas quartas, o time nacional acabou eliminado pela Croácia nos pênaltis, depois de permitir o empate já na prorrogação.
   No mesmo dia, a Argentina eliminou a Holanda nos pênaltis, por 4 a 3, após empate de 2 a 2 no tempo normal. Na fase seguinte, a equipe comandada por Lionel Scaloni enfrentou a Croácia, vencedora do confronto com o Brasil.
   No sábado, dia 10, a França derrotou a Inglaterra por 2 x 1 e garantiu sua vaga nas semifinais da Copa do Mundo do Catar, que até o momento foi o maior jogo da Copa. Depois, na quarta-feira, dia 14, enfrentou o Marrocos que, surpreendeu e eliminou Portugal por 1 x 0, num feito inédito para a seleção africana.
   Na última terça-feira, dia 13, a Argentina e Croácia duelaram na semifinal, no estádio Lusail, e os argentinos se garantiram na tão esperada final da Copa do Mundo. Com uma grande atuação de Messi, o craque fez um gol de pênalti e deu uma bela assistência para Julian Álvarez, que ainda deixou mais um gol e finalizou o placar da vitória por 3 x 0.
   Já a França, em busca do bicampeonato consecutivo, sofreu, mas confirmou o favoritismo nesta quarta-feira, dia 14, venceu Marrocos por 2 a 0, no Al Bayt, e agora terá a chance de repetir o feito do Brasil, último a ser campeão mundial duas vezes seguidas (1958 e 1962).
   Com o triunfo, a França enfrentará a Argentina na decisão. Mbappé e companhia têm a chance de igualar o Brasil e vencer duas Copas seguidas pela primeira vez em 60 anos. Para isso, terão que superar Lionel Messi e companhia, sendo que a seleção argentina vem crescendo ao longo da competição na Copa do Qatar.
O duelo da França contra os sul-americanos será neste domingo, dia 18. A partida inicia às 12h (de Brasília), no Lusail.
 


   

  

menu
menu