EDUCAÇÃO
Cooperativa Escolar GreenKops é oficialmente fundada em Sinimbu
   
A Sicredi VRP incentivou na criação e fundação da Cooperativa.

Por
09/12/2022 09h13

   Nesta quinta-feira, dia 8, a Escola Estadual de Ensino Médio Frederico Kops realizou a assembleia de fundação da Cooperativa Escolar GreenKops. A Comissão de Fundação da Cooperativa GreenKops foi composta por Alana Taís Nass, Ana Paula Back Marques, Ana Paula Nunes Waechter, Anderson Gustavo Hammes, Andriely Thaissa  Rodrigues, Chaiane Matias da Silva, Daniele Küster Fernandes, Djenifer Tainá Mueller, Érica Yasmim Grasel, Évelin Taís Schmidt, Fabiano Elias Conrad, Felipe Gabriel Gass, Filipi da Silva Barros, Hans Gabriel Neitzke, Larissa Camili Voese, Leticia dos Santos Silveira, Letícia Müller da Silva, Mariana de Oliveira, Tiago André Müller, Tiago Braun da Silva, Thais Eduarda Schmidt e Vitória Juliana da Rosa.
   Durante todo o ano de 2022 foram realizadas diversas atividades pelos alunos, participações em eventos em outras escolas e estudos sobre o que é cooperativismo, importância da uma cooperativa, histórico das cooperativa Sicredi. Já nesta quinta-feira foi então realizada a votação do estatuto social e a fundação da mesma, bem como a eleição do conselho de administração e conselho fiscal. A diretoria ficou sob responsabilidade das alunas Kauana Vitória Ferreira, como presidente, e Vitória Juliana da Rosa, como a vice-presidente.
   Para a diretora da Escola, Anelise Cristina Nonnenmacher, a fundação da Cooperativa GreenKops foi uma grande conquista. “A instauração de uma cooperativa escolar foi um dos primeiros projetos da nossa gestão e realizar a sua fundação, no primeiro ano da nossa gestão, com certeza é uma grande conquista. Quando nos candidatamos para a direção da escola nos propusemos ouvir as demandas dos alunos e a cooperativa escolar foi uma demanda dos mesmos, principalmente daqueles que já viveram essa experiência nas escolas municipais. É uma grata satisfação poder proporcionar aos nossos alunos esses momentos de protagonismo, onde o envolvimento do jovem nessas atividades vai além do seu universo pessoal e familiar, pois gera efeitos na vida em sociedade. É isso que queremos, uma Sinimbu com jovens protagonistas, assumindo seu papel perante sua comunidade”, destaca.
   A presidente da Cooperativa GreenKops, Kauana Vitória Ferreira, aluna do 1º ano C, destacou que a cooperativa escolar é muito importante pois é uma iniciativa de muitos alunos, que acreditam no cooperativismo como uma possibilidade de transformação das suas comunidades. “A cooperativa oferece oportunidades para desenvolver competências, como liderança, empreendedorismo social, educação financeira e inclusão social, que garantem o desenvolvimento de habilidades, conhecimentos, atitudes e valores”.
   Segundo a professora Mariane Werner Panke, a cooperativa escolar tem como proposta envolver os alunos em atividades práticas e teóricas oportunizando a eles uma formação que contribua para o desenvolvimento de futuros gestores, empreendedores e líderes, principalmente em suas comunidades, ou além delas. Ao mesmo tempo, desenvolver pessoas com responsabilidade, autonomia, senso de justiça, enfim, um cidadão que contribua para um mundo melhor.
   A dietora da Escola aproveitou a oportunidade para agradecer a toda a equipe da Sicredi, que não mediu esforços para orientar nestes primeiros passos na Cooperativa.


   

  

menu
menu