RIO GRANDE DO SUL
Taxa de desemprego cai para 6,3% no segundo trimestre no RS
   
No país, a taxa de desemprego apresentou queda em 22 unidades.

Por GZH
12/08/2022 15h57

   O desemprego voltou a registrar queda no Rio Grande do Sul. A taxa de desocupação caiu para 6,3% no segundo trimestre deste ano. Esse indicador mostra o percentual de pessoas sem emprego dentro da força de trabalho. A população desocupada ficou em 387 mil pessoas no trimestre encerrado em junho, o que mostra retração de 16% nesse contingente em relação ao acumulado dos três primeiros meses do ano. Ante o segundo trimestre de 2021, a queda é de 27,4%.

   Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) Trimestral, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada na manhã desta sexta-feira, dia 12.

   Já a população ocupada fechou o período em 5,8 milhões de pessoas no Estado. Esse total mostra estabilidade em relação ao primeiro trimestre e alta de 5,5% na comparação com o mesmo período do ano passado. Com isso, o nível de ocupação ficou em 60,8%, mantendo-se estável ante o trimestre anterior e alta de três pontos percentuais em relação ao segundo trimestre de 2021.

   Dentro da população ocupada, o total de trabalhadores com carteira assinada não mostra grande alteração na comparação com o primeiro trimestre do ano e em relação ao mesmo período do ano passado. Já os informais apresentaram aumento expressivo de 29% em relação ao segundo trimestre de 2021. Os trabalhadores por conta própria também registraram estabilidade na comparação entre os períodos, mas já ocupa cerca de 26% dentro do total.

   País

  No país, a taxa de desemprego apresentou queda em 22 unidades da federação no segundo trimestre de 2022 ante o trimestre anterior. Outros cinco Estados registraram estabilidade, segundo o IBGE. Na comparação anual, contra o segundo trimestre de 2021, todas as 27 unidades da federação tiveram queda significativa da taxa de desocupação.


   

  

menu
menu