SOCIAL |
Dia da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa |
A violência contra o idoso é definida como "ato único". |
O dia 15 de junho é lembrado por ser o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A violência contra o idoso pode ser definida como “um ato único, repetido ou a falta de ação apropriada, ocorrendo em qualquer relacionamento em que exista uma expectativa de confiança que cause dano ou sofrimento a uma pessoa idosa”. É uma questão social global que afeta a saúde e os direitos humanos de milhões de idosos em todo o mundo e que merece a atenção da comunidade internacional.
Em Sinimbu, a conscientização para evitar os casos de violência é feita pelo Conselho Municipal de Direitos do Idoso, que realiza reuniões mensais e também possui a atribuição de verificar possíveis casos de maus tratos a pessoas de mais idade. O Conselho tem como atribuições formular diretrizes para o desenvolvimento das atividades de proteção e assistência que o município deve prestar aos idosos, nas áreas de sua competência; estimular estudos, debates e pesquisas, objetivando prestigiar e valorizar os idosos; propor medidas que visem a garantir ou ampliar os direitos dos idosos, eliminando toda e qualquer disposição discriminatória; incrementar a organização e a mobilização da comunidade idosa; estimular a elaboração de projetos que tenham como objetivo a participação dos idosos nos diversos setores da atividade social; participar da elaboração do orçamento do município, no que se refere à política de atendimento ao idoso; elaborar e supervisionar a implementação da política do idoso para o município; examinar e dar encaminhamento a assuntos que envolvam problemas relacionados aos idosos; fiscalizar o cumprimento do Estatuto do Idoso; e elaborar seu regimento interno.
Na última reunião do Conselho do Idoso, realizada na segunda-feira, dia 13, dois casos suspeitos de violência contra idosos foram comunicados aos conselheiros. Os casos foram encaminhados ao CRAS – Centro de Referência em Assistência Social – para o acompanhamento da equipe e realização de providências. Denúncias de casos de violência podem ser feitas através do e-mail conselhodoidoso@sinimbu.rs.gov.br ou telefone (51) 3708-1232. Da mesma forma, podem ser feitas em delegacias, através do Disque 100 (Direitos Humanos) ou pelo 190 da Polícia Militar em casos de risco eminente.