CLIMA
Instabilidade retorna ao RS hoje
   
A chuva vai ser favorecida pela passagem de uma área de baixa pressão atmosférica.

Por
10/05/2022 08h14

A chuva retorna  hoje ao Sul do Brasil,  depois de vários dias de tempo firme em que o sol predominou com baixa temperatura à noite e tardes agradáveis sob influência de uma área de alta pressão atmosférica. A chuva vai ser favorecida pela passagem de uma área de baixa pressão atmosférica.
Este episódio de instabilidade, entretanto, será bem diferente. Rápido e com pouca intensidade. O tempo muda hoje nos três estados do Sul com aumento da nebulosidade e chuva em vários pontos, mas, no geral, com baixos volumes. Em algumas cidades sequer vai chover durante a passagem da nebulosidade. O sol aparece na maior parte do Rio Grande do Sul, mas com aumento da nebulosidade nesta terça. Já no começo do dia não se descarta instabilidade em pontos do Oeste. Ao longo do dia, as nuvens com chuva avançam para Leste com instabilidade na maioria das regiões, em especial da tarde pra noite.

A chuva será irregular e algumas cidades, especialmente mais ao Sul e ao Oeste, sequer devem ter precipitação. Os volumes, ademais, vão ser baixos na maioria dos municípios. Em Porto Alegre, a manhã é de sol e durante a tarde aumentam as nuvens com chance de chuva ou garoa na segunda metade do dia.

 Os baixos volumes de precipitação, aliás, devem ser a marca deste episódio de instabilidade associada à passagem de uma área de baixa pressão pelo Sul do Brasil.

Amanhã, o tempo melhora na maior parte do Sul do país com o avanço de ar mais seco e frio a partir do Nordeste da Argentina. No Leste dos três estados do Sul, porém, ainda são esperados momentos de maior nebulosidade em parte do dia com chance de garoa ou chuva leve em alguns poucos pontos.

A segunda metade da semana vai ter o predomínio do tempo firme no Sul do Brasil com dias de sol e madrugadas frias. O domínio do ar mais frio com perfil seco da atmosfera vai trazer madrugadas de temperatura baixa na quinta e, especialmente, na sexta. No sábado, áreas de instabilidade voltam a atuar no Sul do Brasil.


   

mode_emailEnviar E-mail

  Fechar E-mail

  

menu
menu