ESPORTE
Rio Pardinho estreia na Lifasc com primeiro jogo noturno neste sábado
   
Jogo entre Rio Pardinho e Pinheiral promete ser com as luzes artificiais do estádio ligadas.

Por
18/02/2022 16h11

A temporada da Lifasc vai ter o pontapé inicial neste sábado, em Rio Pardinho, com um duelo histórico. Será o primeiro jogo noturno do futebol amador em Santa Cruz do Sul. Claro que ainda não vai estar totalmente escuro no início da partida, mas o segundo tempo de Rio Pardinho x Pinheiral promete ser com luzes artificiais do estádio ligadas. A preliminar ocorre a partir das 16h, seguida da solenidade de abertura e após, por volta das 18h, o jogo que dá inicio ao campeonato, pelos titulares.
Este ano, o Campeonato da Lifasc vai se denominar Copa Oral Sin/Taça João Seno Eich. O certame, que teve lançamento nesta quinta-feira à noite, terá a disputa de 24 partidas na primeira fase, tendo a participação de Rio Pardinho (atual campeão), Linha Santa Cruz, Pinheiral, Aliança, Linha Nova, São José/Rincão do Sobrado, João Alves e Juventude/Cerro Alegre. Cada equipe fará seis jogos e, ao final da primeira fase se classificam os seis para o mata-mata da segunda fase. Destes duelos saem os três vencedores, mais o time de melhor campanha geral para as semifinais, até ser apurado o campeão.
O coordenador geral da Lifasc, José Roberto Kappaun, explica que graças a algumas alterações no regulamento, os clubes puderam se reforçar fora de seus domínios e a expectativa é por um campeonato mais competitivo. “Os clubes se reforçaram, o que vai ser garantia de maior competitividade. Queremos que haja um grande espetáculo para o público, que certamente vai acompanhar os jogos, sempre respeitando o distanciamento e os protocolos”, ressalta.
Além do duelo entre Rio Pardinho x Pinheiral neste sábado, no domingo, dia 20, mais três jogos completam a primeira rodada, com horários às 14h, nos aspirantes e às 16h, nos titulares: Linha Santa Cruz x Aliança; Linha Nova x Juventude e João Alves x São José.

O HOMENAGEADO
O homenageado deste ano será o desportista João Seno Eich,, do EC Aliança, de Alto Linha Santa Cruz. Ele nasceu em Paredão Felipe Nery, localidade na divisa entre Santa Cruz do Sul e Sinimbu, em 16 de julho de 1939 e é fundador do Vasco da Gama, de Boa Vista. Ele permaneceu em Paredão Felipe Nery durante sua infância e juventude. Posteriormente trabalhou com o cunhado em Cerro Alegre.
Em 1965 casou com a esposa Marlene, quando foi morar com o seu sogro em Boa Vista. Depois de dois anos adquiriu uma chácara em Boa Vista, nas proximidades do campo do Aliança, onde criou os filhos Jair, Jorni, Mariane e Elena. Passou a trabalhar num moinho, que fazia farinha de milho. Em 1980 João Seno se mudou para Santa Cruz, quando passou a trabalhar na Sulprint, empresa na qual se aposentou.
Na área esportiva, além de ser um dos fundadores do Vasco da Gama, em 1965, nas terras de Ruben Breunig, também participou ativamente da fusão do Vasco da Gama, de Boa Vista, e o Juventude, de Alto Linha Santa Cruz, que se transformou no Aliança, em 6 de setembro de 1992. O Vasco da Gama, aliás, em 1977, mudou seu campo para as terras do Alfonso Etges, quando passou a participar do Campeonato Cinturão Verde.
João Seno sempre teve uma vida ativa no futebol, em especial no Aliança, sendo uma das pessoas de vanguarda na atual estrutura do clube.  Hoje, aos 82 anos, ainda ajuda de forma efetiva no dia-a-dia do clube. Em 2021, por exemplo, auxiliou no plantio da grama para reforma do campo, contribuindo para que esta praça esportiva se ofereça ao torcedor e deixando um legado para as gerações futuras.


   

  

menu
menu