SEGURANÇA
Saiba como se proteger de golpes em aplicativos
   
Em 2020 crimes envolvendo golpes tiveram crescimento de 35,8 no estado.

Por Betina Geller
05/02/2021 17h05

Golpes no Whatsapp já fizeram e ainda fazem milhares de vítimas dentre os usuários do aplicativo. Ele se tornou o aplicativo de mensagens mais popular do mundo, hoje tem mais de 2 bilhões de usuários. Além de ser utilizado para conversas importantes, brincadeiras nos grupos de família e amigos e em muitos casos também para trabalhar o aplicativo também é alvo de golpes que podem ser aplicados através de correntes, links de descontos, cupons de desconto e notícias falsas de maneira que a vítima nem desconfie. Segundo a Secretaria Estadual da Segurança Pública, os crimes envolvendo golpes tiveram crescimento de 35,8%, comparando os meses de abril de 2019 e 2020, sendo 2.142 golpes em 2019 e 2.910 golpes em 2020, sendo que grande parte desses casos envolve a clonagem de perfis do WhatsApp. Abaixo citamos algumas das formas mais comuns pelas quais estes golpes são aplicados.

WHATSAPP CLONADO
Neste tipo de golpe o criminoso costuma se passar por alguma empresa que a vítima conheça, como sites de compra e venda e oferecem propostas muito atrativas. Neste caso, o golpista costuma entrar em contato afirmando que aconteceu um suposto erro e pede que a pessoa envie o código de verificação do WhatsApp, que é enviado por SMS para validar as solicitações. Com este código em mãos o criminoso consegue clonar o WhatsApp da vítima e ter acesso a lista de contatos e grupos do aplicativo. Em seguida, passa a pedir dinheiro para amigos e familiares da vítima.

CONTAS FALSAS
Nesta modalidade, o criminoso cria uma nova conta no WhatsApp e rouba os dados públicos de uma pessoa, como nome, foto de perfil e status. Em seguida, entra em contato com os amigos da vítima dizendo que “trocou de número” e conta uma história para pedir dinheiro emprestado. Neste caso é importante desconfiar se alguém entra em contato contando esta história, porque o WhatsApp possui um recurso capaz de informar automaticamente quando um contato troca de número.

FAKE NEWS 
As fake news (notícias falsas) também podem ser usadas para fraudes. Para se proteger das notícias falsas o usuário deve verificar a veracidade de conteúdos encaminhados com frequência nas conversas, antes de compartilhar o mesmo.

LINKS 
Golpes com links maliciosos no WhatsApp ficaram em evidência em 2020, principalmente durante o período de isolamento provocado pela pandemia do Covid-19. Criminosos utilizam assuntos relacionados ao Auxílio Emergencial e liberação de links para utilizar serviços como Netflix, para aplicar os golpes e roubar dados pessoais. Além disso, suspeite de promoções muito boas e não clique em links suspeitos, por mais que tenham sido encaminhados por pessoas de confiança.
Estes são apenas alguns dos golpes aplicados pelos golpistas. Eles estão sempre em busca de novas maneiras de aplicar os golpes. Segundo o inspetor da Polícia Civil de Sinimbu, Marcelo Jackisch, os golpes mais comuns na região são os golpes envolvendo grandes empresas de compra e venda como Mercado Livre, Olx e pesquisas, questionários que envolvem assuntos relacionados à pandemia. “O principal ponto é a prevenção para não cair nestes golpes, devemos tomar muito cuidado e sempre desconfiar de mensagens estranhas de pessoas próximas que você conheça”, ressalta o inspetor.
Prejuízo financeiro, divulgação de fotos, perda de contatos costumam ser os maiores danos de quem cai neste tipo de golpe. As orientações neste caso são avisar as pessoas a sua volta e seus contatos que você foi vítima para que ignorem mensagens deste tipo caso recebam. Para recuperar a conta a pessoa terá que desinstalar e instalar o aplicativo novamente.  Quando acessar a conta com seu número receberá um código SMS de seis dígitos, que é exclusivo. E não pode ser compartilhado com ninguém. Ao inserir o código no aplicativo, qualquer um que o esteja utilizando em outro aparelho será desconectado automaticamente. Em seguida o usuário pode registrar o caso através da delegacia online. 
Marcelo conta ainda que neste período de pandemia a delegacia está atendendo apenas casos graves como acidentes e perdas de documentos. Casos como os golpes do WhatsApp podem ser registrados através da delegacia online. “Casos como do WhatsApp é preferível que sejam registrados na delegacia online. Quem precisa de certidão de antecedentes e não possui nenhum antecedente também pode gera-lo no site, apenas quem possui antecedentes deve vir a delegacia para solicitar o documento”, completa Marcelo.

DICAS DE COMO EVITAR OS GOLPES 
•    Sempre desconfie de promoções ou “itens gratuitos” que você recebe. Nem todos os casos são golpes, mas é importante confirmar a procedência da informação e pesquisar com a loja em questão. Vale entrar no site, ligar no SAC da empresa e tentar descobrir se a informação é real.
•    Fique atento ao formato da mensagem que chega até você. Se a promoção tiver erros de português, cuidado.
•    Cuidado ao inserir informações pessoais em cadastros de promoções. Alguns golpes tem a finalidade de usar o seu número de telefone e até dados bancários sigilosos.
•    Ocultar a foto de perfil WhatsApp, deixando-a visível apenas para contatos é uma forma de evitar que sua identidade seja roubada.  
•    Entrar em contato por meio de ligação ou mensagem com o número original do contato antes de fazer qualquer transferência.
•    Ative a verificação em duas etapas no WhatsApp. Ao fazer isso, além de precisar do código que é enviado via SMS, para ativar sua conta também será necessário uma senha de 6 dígitos cadastrada por você.

COMO ATIVAR A VERIFICAÇÃO EM DUAS ETAPAS
Abra o aplicativo, acesse o menu e clique em Configurações. Em seguida, clique em Conta e depois em Confirmação em duas etapas. Clique em Ativar para iniciar o processo de verificação em duas etapas e em seguida insira uma senha de 6 dígitos para proteger o seu WhatsApp. Insira novamente a senha e, em seguida, vincule um e-mail à sua conta. Use um e-mail válido para o caso de você precisar recuperar a sua conta. Após a confirmação do e-mail,  a verificação em duas etapas do seu WhatsApp está ativada. Ao refazer os passos 1 e 2 você poderá desativar a confirmação, mudar a senha ou o e-mail cadastrado. De tempos em tempos, ao abrir seu aplicativo, o WhatsApp pedirá para que você digite a senha cadastrada para te ajudar a não esquecê-la. 
Caso você esqueça a senha cadastrada, é pelo e-mail que o WhatsApp entrará em contato para que você recupere a sua conta. Por isso, caso receba um e-mail pedindo para desativar a verificação em duas etapas sem que tenha solicitado a desativação não clique no link.  Anote sua senha em algum local seguro, pois se esquecer a senha e não ter acesso ao e-mail cadastrado vai ficar sem poder ativar sua conta por uma semana. Ativar a verificação de duas etapas no WhatsApp é um processo simples, rápido e que ajuda a manter a sua conta segura.
 


   

  

menu
menu