ENSINO |
Escolas municipais realizaram formaturas e entrega de boletins nesta semana |
Entrega de boletins foi organizada por cada escola. |
Depois de um ano totalmente atípico e muito desafiador, nesta semana foram realizadas formaturas das turmas finais e entregas de boletim das escolas municipais de Sinimbu. Cada escola estipulou datas e horários para que os alunos comparecessem no local seguindo todos os protocolos exigidos pela Secretaria de Saúde para prevenção do novo coronavírus.
A Emef Carlos Boettcher Filho de Rio Pequeno, realizou a formatura de uma turma de nove alunos que receberam seus certificados na segunda-feira, dia 11, pela manhã. Devido ao pequeno número de alunos, não havia hora marcada para cada aluno e conforme a ordem de chegada eram conduzidos para uma sala onde receberam certificado de seu professor e da diretora da escola Ingrid Kanitz, após tiveram a oportunidade de tirar uma foto com algum familiar. Demais alunos receberam seus boletins na segunda e terça-feira acompanhados de um responsável.
A Emef Nossa Senhora de Fátima de Pinhal Santo Antônio, realizou a entrega de boletins e certificados durante toda a semana. Segundo a Secretaria de Educação a escola organizou a entrega conforme os itinerários de ônibus da localidade para que alunos e familiares pudessem receber os boletins. Segundo a direção da escola, a entrega foi muito tranquila e sem aglomerações.
Devido ao grande número de alunos a Emef Nossa Senhora da Glória enviou convites aos formandos com horários pré-estabelecidos para comparecerem a escola com um familiar para receberem seu certificado sem aglomerações. Ao todo foram 58 formandos divididos em três turmas que receberam seu certificado e um mimo de seu professor e da diretora da escola Claisi Behling. A entrega foi dividida em três dias, segunda, terça e quarta-feira, dias 11,12 e 13, sendo um dia para cada turma com os horários marcados de 15 em 15 minutos. A entrega dos boletins das demais turmas também tinham seus horários marcados nos mesmos dias.
CORREÇÃO DE FLUXO
Na última segunda-feira, dia 11, na Emef Nossa Senhora da Glória aconteceu a formatura da primeira turma de correção de fluxo do município de Sinimbu. Este foi um projeto piloto realizado na escola para adequar a série a idade dos alunos no ensino fundamental, através da aceleração da aprendizagem. Segundo a diretora do educandário Claisi, o principal requisito para que os alunos participassem desta turma era terem repetido o ano ao menos duas vezes. Ao todo 18 alunos se formaram no ensino fundamental através da turma de correção de fluxo.
RETORNO DAS AULAS
Durante esta semana a secretaria de educação está passando por várias reuniões para criar um plano de retorno das aulas presenciais. Segundo o Secretário de Educação Rafael Schultz, no momento ainda não existe uma data para o retorno. “No momento ainda estamos colhendo informações, buscando ideias sobre como podemos organizar o retorno das aulas para o final de fevereiro ou início do mês de março, mas ainda não temos nenhuma data definida para este possível retorno. Também estudando um retorno para a Emei para o mês de fevereiro, mas nada concreto. Por isso reforçamos que ainda não temos datas definidas, estamos estudando a forma como estes retornos irão acontecer”, conclui Rafael Schultz.