VARIEDADES
Tendências do setor gastronômico que chegaram para ficar
   
Confira algumas tendências na área gastronômica que mudaram o nosso jeito de pensar em relação a comida em diversas esferas.

Por
27/08/2021 15h28

Se alguém dissesse em 2019 que o mundo passaria por uma transformação tão drástica como a que a pandemia do novo Coronavírus provocou, muitos não acreditariam e diriam que seria impossível. Mas aconteceu, e  virou a vida de muita gente de ponta cabeça transformando muita coisa. Entre as transformações está a mudança na forma como lidamos com a comida em diversas esferas, desde a forma como nos comunicamos com os estabelecimentos que nos fornecem os alimentos até o que escolhemos colocar no nosso prato. Este período fez com que muitas pessoas buscassem maior equilíbrio através dos alimentos que ingerem, procurassem alimentos com maior qualidade e sabor caseiro, os negócios digitais também se tornaram mais populares.
Praticidade
O ano que passou trouxe muitas alterações de rotina, a busca por praticidade no dia a dia esta entre as mudanças, que seguem fazendo parte da rotina em 2021. Empresas do setor alimentício encontraram durante a pandemia, quando tudo estava parado uma forma de manter seus negócios de pé. Unindo a praticidade dos alimentos pré-prontos ou congelados que os clientes buscam e a conveniência de entregá-los na casa do cliente, muitas empresas conseguiram conquistar clientes fiéis. Desta forma, conseguiram aumentar seus lucros e hoje seguem em busca de novidades e tendências para atender as necessidades de seu público.
Confiança e transparência
Esta é uma tendência que já vem se fortalecendo nos últimos anos e se tornou ainda mais forte em 2021. Com a transparência vem a confiança, e é isso que os consumidores buscam nas marcas que escolhem. Com a pandemia, passamos a prestar mais atenção a aspectos ligados ao processo de produção de um produto, como o seu manuseio, condições de higiene e armazenamento. Esse tipo de preocupação vem se mantendo, já que há uma consciência maior do que está sendo consumido. Os consumidores querem saber a origem dos alimentos e bebidas que consomem, e empresas que fornecem essas informações de forma clara já saem na frente na fidelização dos seus clientes.
Delivery se consolidou
Mesmo quem não trabalha no mercado de alimentação sabe que o delivery foi um dos grandes protagonistas de 2020. Com o isolamento, o modelo foi a solução encontrada por muitos negócios do setor para se digitalizarem e seguirem operando mesmo com as portas fechadas para o público.
Neste ano este mercado cresceu ainda mais, o delivery chegou para ficar. Além de ser uma opção cômoda para o consumidor, ela traz a possibilidade de ter em casa diversas opções de alimentos com apenas alguns toques na tela do celular.
Cardápio Digital
Os cardápios digitais também chegaram para ficar, são uma opção prática que reduz o uso de papeis e plásticos e consequentemente os custos. São fáceis de modificar, reduz o movimento de funcionários no estabelecimento. Além disso, pode ser disponibilizado por meio do site e redes sociais.
Combos
Sem a possibilidade de sair de casa e com os restaurantes fechados os deliverys se tornaram a melhor opção. Com isso restaurantes, padarias, docerias começaram a criar diversas opções de cardápio e combos que podem ser entregues aos consumidores em casa e que atendem as necessidades de diferentes tipos de públicos, podendo ser oferecidos com um valor diferenciado.
Comfort Foods
Uma comida deliciosa com gostinho de feito em casa, é uma ótima opção para qualquer momento, ainda mais  aqueles em que não nos sentimos tão bem. Em um ano cheio de ansiedade e incertezas como foi 2020, não é de se admirar que o seu consumo tenha se destacado.
Os lanches como o xis, pizzas e hambúguers estão no topo da lista dos lanches mais pedidos durante a pandemia. Produtos de padaria e confeitaria também estão entre os queridinhos do público. E quando preparados com um tempero caseiro ficam ainda mais saborosos. Assim como aquela comida caseira que parece que foi preparada em casa pela mãe ou avó. Com os tempos turbulentos de home office, o consumo dos famosos comfort food (comida com gostinho caseiro) aumentou muito e, para acompanhar a demanda, muitas empresas do ramo alimentício passaram incluir estes alimentos em seus cardápios.
 Empresas de todos os ramos foram afetadas durante a pandemia tendo assim buscar forças em lugares desconhecidos para se reinventar e procurar novas formas de se manter abertos. E com isso, diversas tendências de mercado se consolidaram fazendo parte do nosso dia a dia para facilitar a rotina, como compras online, pedidos de delivery, reservas antecipadas de restaurantes, a descoberta de novas receitas por meio da internet e uma maior interação entre os estabelecimentos e clientes com ajuda da tecnologia.


   

  

menu
menu