BRASIL
Micro e pequenas empresas geram 80% dos empregos formais no Brasil
   

Por Djuliane Fredrich
04/03/2024 17h15

Segundo um estudo realizado pelo Sebrae, as micro e pequenas empresas foram responsáveis pela abertura de mais de 1,1 milhão de empregos no Brasil em 2023. Esse número equivale a 80% do total de novos postos de trabalho com carteira assinada criados ao longo do ano anterior.

O setor está em ascensão, conforme evidenciado pelo aumento significativo na abertura de micro e pequenas empresas no Brasil em 2023. Foram registradas 859 mil novas empresas, representando um crescimento de 6,62% em comparação com o ano anterior, quando foram criados 805,6 mil empreendimentos.

A categoria engloba empresas com faturamento anual de até 4,8 milhões. Este é o caso do empresário Marcos Silva, que, após 15 anos atuando como chef de cozinha e meses de pesquisa de mercado, decidiu abrir seu próprio restaurante. "Estamos vendo nosso sonho se realizar a cada dia. À medida que os meses passam, tudo está conforme nossas expectativas, e estamos nos dedicando plenamente. Como dizemos na cozinha, 'faca nos dentes' e vamos em frente", compartilhou Marcos.

Elaine Matos, auxiliar de cozinha, foi contratada logo após a abertura do restaurante por Marcos. Anteriormente, ela trabalhava em uma grande rede de supermercados. Hoje, ela afirma desfrutar de uma melhor qualidade de vida. "Às vezes, é necessário se ausentar e aqui há mais flexibilidade nesse aspecto, o que considero positivo. Sinto-me crescendo junto com eles, fazendo parte de seu sucesso; é gratificante", afirmou Elaine.

De acordo com o presidente do Sebrae, o aumento na abertura de micro e pequenas empresas reflete a melhoria econômica do país, o que está deixando os empreendedores mais confiantes. "Isso representa a vitalidade desse setor, que é o primeiro a demonstrar o crescimento econômico que o Brasil experimentou no ano passado. É a base sólida. Esse setor hoje representa, inclusive, 94% dos CNPJs no Brasil", declara Décio Lima.

Segundo ele, está sendo desenvolvida uma política de crédito sólida para garantir que esses empreendedores "não enfrentem um processo que comece hoje e termine amanhã", visando a longevidade dos pequenos negócios.

Outro empreendedor que se destaca é Tiago Tresca, que, juntamente com seu irmão, administra uma empresa que produz comida natural para cães. Inicialmente, em 2021, eles vendiam os produtos para pet shops e distribuidores. Em 2023, perceberam que o contato direto com os tutores dos animais também poderia impulsionar as vendas, e abrir uma pequena empresa se revelou o caminho para expandir seus negócios.

 


Download Imagem 1

   

  

menu
menu