ESTIAGEM
União reconhece situação de emergência em Sinimbu
   
Abastecimento de água vem sendo um dos desafios no município.

Por
10/02/2023 10h07

   O Governo Federal reconheceu na última segunda-feira, dia 6, através de publicação no Diário Oficial da União, a situação de emergência de Sinimbu. O decreto, que regulamenta a situação e traz o levantamento de dados relativos as perdas devido à estiagem, foi assinado pela prefeita Sandra Backes em 3 de janeiro.
   Conforme dados das secretarias municipais, Defesa Civil e Emater, no inicio do ano, quando foi decretada a situação de emergência, Sinimbu já contabilizava mais de R$ 34 milhões em perdas na agricultura, além dos prejuízos em outras áreas. Até a presente data, os prejuízos seguem aumentando, tendo em vista que a chuva ainda não retornou de forma regular.
   Desde a publicação do decreto, a administração municipal tem trabalhado intensamente para minimizar os efeitos da estiagem, principalmente fazendo a entrega de água potável para várias famílias do interior e abrindo aguadas. Hoje, o município atende mais de 200 famílias, nas mais diversas localidades, através do fornecimento de água. Além de levar água nas propriedades, as secretarias de Obras e de Agricultura estão abastecendo reservatórios comunitários, chegando a um total de 60 mil litros de água sendo fornecidos por dia.
   A Prefeita enfatiza que com o reconhecimento federal de situação de emergência, o Município pode solicitar recursos ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional para atendimento à população afetada e restabelecimento de serviços essenciais. Da mesma forma, lamenta o fato deste ser o quarto ano consecutivo de estiagem e reitera que a administração municipal está priorizando o fornecimento de água e abertura de aguadas em propriedades, visando diminuir as perdas e prejuízos.


   

  

menu
menu