EDUCAÇÃO
Formação abrem o ano letivo para profissionais de Sinimbu
   
Alunos da Emei iniciam as aulas dia 6 de fevereiro e Emefs dia 16

Por
27/01/2023 10h29

   A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo de Sinimbu está concluindo os preparativos para o início do ano letivo de 2023. Formações para professores, equipes diretivas, secretários de escola, serventes, estagiários e monitores marcam o início das atividades nas escolas municipais, antecedendo o retorno das crianças.
   Conforme a secretária Anita Brandenburg, na Emei – Escola Municipal de Educação Infantil – Criança Feliz, o retorno dos professores, direção, monitores e estagiários acontece na próxima semana. Na quarta-feira, dia 1º, eles participam de atividades de formação com a professora Janete Froemming sobre “Estética, Arte e Expressão na Educação Infantil”; com coordenadora pedagógica Daiane Rech sobre “Educação em Portugal”; com a psicóloga Andressa Sehn, versando sobre “A criança com autismo na Escola; estratégias para o desenvolvimento e aprendizagem;” e a terapeuta ocupacional Cibeli Rego, abordando “Sistemas sensoriais - influência no cotidiano escolar”.
   Nos dias 2 e 3, os professores da Emei estarão realizando as entrevistas com os pais e responsáveis dos novos alunos da Emei. Já o retorno dos pequenos para as salas de aula acontece no dia 6 de fevereiro. Anita lembra que este ano, a direção da Emei estará a cargo da professora Elisângela Schoenherr, tendo como vice e assessora a professora Fernanda Gobi.
   No dia 3, as equipes diretivas das Emefs, Emei e escolas multisseriadas, juntamente com as serventes, participam de um encontro de formação. As atividades seguem no dia 10, quando pela manhã acontece a abertura de Ano Letivo para Professores de Educação Infantil, Anos Iniciais e Finais, na Câmara de Vereadores. O momento contará com a formação da psicóloga Andressa Audrey Haussen Sehn sobre “A criança com autismo na Escola: estratégias para o desenvolvimento e aprendizagem” e a terapeuta ocupacional Cibeli Oliveira da Cunha Rego, com a temática: “Sistemas Sensoriais – influência no cotidiano escolar”. À tarde, a formação segue para os Professores de Educação Infantil e Anos Iniciais na Câmara de Vereadores, com a professora Sônia Luz Dettenborn, abordando o tema “Ética e a diversidade étnica, racial e cultural, na Escola e na Comunidade”. Já, os professores de Anos Finais, passarão para o auditório da EMEF Glória, com a formação conduzida pelas Professoras Sandra Regina de Lima e Viviane Henn, tendo como tema “Educação Antirracista”.
   No dia 14 de fevereiro, as formações serão concluídas com atividades para os professores dos Anos Iniciais e Anos Finais. Na oportunidade, a capacitação contará com Natalina Triches – Assessora Pedagógica na Editora Moderna no RS e SC, que versará sobre “Engajamento na Sala de Aula”. O retorno dos alunos das Emefs acontece no dia 16 de fevereiro.

   FORMAÇÃO ONLINE
   Entre os dias 6 de março e 26 de abril, os professores da Rede Municipal de Ensino terão a oportunidade de participar de uma formação online oferecida pelo SESC. A capacitação tem como tema “Ressignificando a Educação do futuro: aprendizagens que perpassam o sentir, pesquisar, preservar e transformar” e a inscrição será realizada pela Secretaria de Educação.

   MATRÍCULAS E REMATRÍCULAS
   A Secretaria de Educação lembra ainda que os pais, que ainda não realizaram a matrícula ou rematrícula de seus filhos, devem agilizar o processo. As escolas municipais estarão recebendo a documentação entre os dias 1º e 10 de fevereiro.
   Vale lembrar que para realizar a matrícula ou rematrícula é necessário que os pais ou responsáveis tenham em mãos os seguintes documentos: Certidão de nascimento/RG e CPF do aluno; Comprovante de residência atualizado: água ou luz (ou uma declaração assinada pelo proprietário do imóvel em que o aluno reside); 01 foto 3 x 4; RG e CPF do pai e mãe e/ou responsável legal da criança ou adolescente; Declaração de Situação Vacinal, fornecido na Unidade Básica de Saúde; Número do cadastro no SUS; Número do NIS, caso tenha cadastro no Programa do Bolsa Família; Histórico escolar e Guia de transferência; Atestado/Laudo Médico, se pessoa com necessidades especiais; Contatos atualizados.


   

  

menu
menu