REGIÃO
Energia solar como solução para a crise hídrica e o corte da tarifa rural
   
O momento atual é um dos melhores para quem busca investir na produção de energia.

Por Betina Geller
18/06/2021 16h46

Nos últimos tempos notícias sobre o aumento das contas de energia vem tirando o sono de muitos brasileiros. A crise de energia brasileira está entre os assuntos mais comentados no momento. A atual seca é a pior dos últimos 91 anos no Brasil. Os principais reservatórios utilizados para produção energética no país estão localizados na região Centro-Oeste e no Sudeste, estão com o pior nível em 22 anos.

No Brasil, a falta de água tornou-se mais grave a partir do ano de 2014. Na época a região Sudeste foi a mais afetada e a atual crise hídrica do Brasil está sendo considerada a pior da história. Dentre as principais causas da diminuição dos níveis de água dos reservatórios brasileiros, podemos considerar a falta e a quantidade de chuva que vem diminuindo de forma mais considerável ao longo dos últimos oito anos. Além destes, também podemos considerar o aumento do consumo de água e seu desperdício e apesar da água possuir capacidade de renovação, o seu consumo é maior do que essa capacidade.

Para evitar a falta de energia para a sociedade, o setor tem adotado medidas emergenciais para manter o país abastecido de energia elétrica e por isso grande parte das usinas termelétricas estão em funcionamento, e isto tem elevado muito o custo da geração de energia e este valor tem sido repassado ao consumidor final. Segundo a Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica -, o acionamento além do previsto de usinas termelétricas para garantir o fornecimento de energia em 2021, vai custar R$ 9 bilhões aos consumidores. De janeiro a abril deste ano, o acionamento adicional das termelétricas já custou R$ 4,3 bilhões. Para compensar esse gasto, a bandeira vermelha patamar 2 foi adotada.

Outro assunto que também tem preocupado a população que reside no meio rural, é o corte do desconto da tarifa de energia rural, que vem gerando muitas dúvidas para quem é beneficiado por ele. Há alguns anos, o governo federal vem estabelecendo medidas mais rígidas para regular os benefícios tarifários que o produtor rural recebe. A redução dos descontos nas tarifas de energia elétrica do produtor rural está sendo implementada gradualmente e o objetivo do governo é reduzi-la a 0 até 2023.

Devido a este projeto, durante o ano de 2021 estão sendo revisados os cadastros das unidades consumidoras das classes rurais, aquelas onde há prática comprovada de atividades de agricultura, pecuária ou aquicultura. O objetivo é revisar os cadastros dos produtores rurais para identificar os que de fato mantêm a prática de atividades agropecuárias e fazem jus ao desconto que recebem.

Com o possível fim dos descontos na tarifa rural e o aumento do valor da energia, a busca por alternativas para reduzir essa conta vem sendo cada vez maior. Uma das soluções é a geração energias renováveis. A geração própria de energia solar em telhados e pequenos terrenos é hoje uma importante ferramenta para reduzir a demanda por eletricidade no país.

ENERGIA SOLAR COMO ALTERNATIVA

O momento atual é um dos melhores para quem busca investir na produção de energia. Com a conta de energia bem cara para o bolso do brasileiro, esta é uma alternativa que pode trazer economia para o bolso de muita gente, além de trazer vários benefícios a longo prazo. Sem contar que temos a vantagem de estarmos em um país que recebe incidência solar superior a 2000 horas por ano (número de horas de irradiação solar que atinge a terra). Abaixo listamos algumas vantagens dos sistemas de geração de energia solar citados por Nilson Siqueira, proprietário da NS Energia Solar, localizada no centro de Sinimbu.

INVESTIMENTO SUSTENTÁVEL

A energia solar não agride o meio ambiente. A produção de energia solar faz com que deixemos de despejar no meio ambiente milhares de toneladas de gás carbônico. Além de ser uma fonte renovável e inesgotável de energia.

ECONOMIA PARA O BOLSO

Investir em energia solar poupa o seu dinheiro com retorno quase que imediato. Os painéis solares estão cada dia mais eficientes e potentes.  Além disso, o sistema exige pouca manutenção.

ECONOMIA NA CONTA DE LUZ

O sistema de energia fotovoltaica poupa o seu dinheiro, pois reduz a conta em até 95%. Desta maneira, não é necessário se preocupar com o aumento da tarifa de luz.

VALORIZA O IMÓVEL

Os painéis solares são investimentos considerados uma melhoria para casa, isso reflete diretamente no valor do imóvel no mercado. Gerar energia em casa agrega vantagens como: maior destaque no setor imobiliário e economia na conta de luz.

Nilson comenta ainda que é imprescindível que o cliente conheça o produto que irá instalar em sua casa. A instalação de placas de energia solar é um investimento a longo prazo e todos os cuidados precisam ser tomados no momento da execução do projeto para que ele tenha garantia. “O projeto precisa ser bem executado e com material de qualidade, caso contrário o projeto que no início saiu mais barato pode gerar prejuízo e muita dor de cabeça a longo prazo”, finaliza ele.


   

  

menu
menu