CLIMA
O frio está chegando hora de tirar as roupas e cobertores do armário
   
Dicas e sugestões para manter os ácaros e cheiro de mofo longe das roupas e cobertores.

Por Betina Geller
11/06/2021 16h47

O inverno esta se aproximando, dias mais frios e úmidos estão cada vez mais frequentes, esta estação traz inúmeras coisas boas para quem gosta do frio, como poder estar ao lado do fogão a lenha ou de lareiras, cobertas quentinhas, chocolate quente e muitas outras comidas quentinhas e deliciosas. Mas este também é o momento de tirar casacos, mantas, luvas e cobertores do armário para nos mantermos aquecidos.

Porém, com a chegada desta estação também podemos enfrentar mais alguns problemas que podem tornar o dia a dia um pouco mais complicado. Um destes percalços é o mofo que costuma aparecer em roupas guardadas há muito tempo e que ficam sem ventilação. Em regiões em que há muita umidade o mofo pode aparecer até em peças de roupas que ficam em locais onde há grande ventilação.

O inverno também vem acompanhado do terror de pessoas que sofrem com problemas respiratórios e também é um grande inimigo na hora de conservar roupas e cobertores, os ácaros. E aqui listamos alguns cuidados que podem para amenizar e acabar com estes problemas.

CUIDADOS COM AS ROUPAS

Estenda bem suas roupas: no inverno, é comum que o mofo se acumule nas áreas mais grossas do casaco, que costumam demorar mais para secar. Os punhos, colarinhos e a cintura devem ser expostos à maior ventilação e calor possíveis. É importante também estender as roupas assim que a lavagem chegar ao fim. Deixar as roupas por muito tempo dentro da máquina aumenta a possibilidades de umidade e de mofo.

Aumente a ventilação: uma forma muito simples de eliminar ácaros e mofo da sua casa é aumentar a ventilação dos quartos. Sempre que o clima estiver firme e você tiver a oportunidade abra janelas e cortinas, deixando a luz natural do sol entrar. Mesmo com o frio, evite manter os cômodos da sua casa fechados por muito tempo. Se os ambientes estiverem fechados por um período muito longo o mofo é praticamente inevitável.

Cuidados com seu guarda-roupa: para que o acúmulo de mofo não ocorra, mantenha as portas do seu móvel abertas sempre que possível nos dias mais secos. Assim, o Sol e a ventilação constantes vão impedir o aparecimento de ácaros. Sobrecarregar seu armário com muitas roupas também pode ajudar no aparecimento de mofo e ácaros, quanto mais espaçadas as roupas estiverem melhor.

Antes de usar as roupas mais grossas o ideal também é lavá-las, escovar, estende-las em um local ventilado. Este momento também é ideal para organizar os armários e fazer uma boa limpeza. Durante a organização aproveite para provar as roupas que já não usa mais e separar o que não usa mais para doar. A doação é um gesto que se torna ainda mais importante agora que o frio está chegando. Procure os locais de arrecadação de agasalhos e faça uma boa ação para manter outras pessoas aquecidas.

COBERTORES PARA O INVERNO

As noites frias de inverno pelas quais passamos merecem um cobertor bem quentinho e aconchegante. Por isso as roupas de cama, cobertores e edredons também necessitam de cuidados especiais.

Limpeza de cobertores: Na hora de tirar os cobertores do armário ou se você for lavar os cobertores maiores em casa uma ótima dica é passar o aspirador de pó, pois nem sempre a máquina consegue remover a poeira com eficiência. Antes da lavagem é importante conferir as instruções de lavagem na etiqueta. Após a lavagem, coloque os cobertores para secar ao ar livre. Evite colocar no sol. O correto é secá-los à sombra, pois os raios solares podem queimar as peças, desgastando  as fibras naturais dos tecidos. Estas são dicas para quem precisa lavar os seus cobertores em casa, caso tenha a oportunidade leve-os para uma lavanderia, onde o serviço será feito com qualidade. Assim você terá muito menos trabalho e receberá tudo limpinho e cheiroso em muito menos tempo.

Se você lavou as peças antes de guardá-las no final do inverno passado agora  não precisará lavá-las novamente. Antes de reutilizar os cobertores, edredons e colchas que estavam guardados, coloque-os por pequeno período ao sol (de preferência durante o sol da manhã para não danificar a peça) ou ao ar livre para retirar eventuais odores.

Capas para cobertores: As capas de edredons e cobertores protegem e fazem com que a peça dure mais tempo, já que diminuem a necessidade de lavagens frequentes o que acaba por desgastar a espuma que compõe o enchimento. Você só precisa lavar a capa, que além de ser mais fácil de ser higienizada, seca mais rápido do que o edredom, facilitando bem a vida durante o inverno.

O importante na hora de comprar a capa é saber que ele deve ser um pouco maior que o edredom (de 2 a 3cm maior) que você deseja forrar, caso contrário, você terá dificuldade na hora de enchê-lo e esteticamente não vai ficar tão bom. Comprando desta forma não há erro, o edredom não vai sobrar dentro da capa e nem ficará apertado demais.

MOFOU, E AGORA?

Truques simples e caseiros para remover essas manchas de mofo das roupas. Antes de utilizar algum desses 4 truques, procure sempre testá-los antes em um pedacinho da roupa para garantir que ela não irá piorar a mancha.

Limão: Para retirar a mancha de mofo com a fruta, basta pingar algumas gotas sobre a região manchada e deixar secar no sol. Depois disso é só lavar normalmente com água e sabão. Esse processo também pode ser feito com leite ao invés de limão

Água sanitária e açúcar: Ela também pode ser uma grande aliada na hora de remover o mofo dos tecidos! Basta fazer a mistura de 1 litro de água sanitária com 1 xícara (chá) de açúcar e deixar a roupa ali  por um período. Depois é só lavar normalmente.  Mas cuidado faça antes um teste em um pedacinho do tecido.

Vinagre: Basta aplicar sobre a mancha de mofo um pouco de vinagre de álcool branco e, em seguida, esfregar a mancha com. Em seguida lave normalmente.

Bicarbonato de sódio: Para retirar as manchas de mofo com ele, misture 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio com 1 litro de água e coloque a mistura para ferver junto com a roupa. A mancha deve sair aos poucos. Em seguida lave normalmente.

Cuidado: Assim como todo e qualquer outro tipo de mancha, o ideal é agir rapidamente para evitar que a mancha fique impregnada ao tecido! Não deixe que a mancha de mofo fique ali por muito tempo, pois do contrário, será mais complicado removê-la.


   

  

menu
menu