SINIMBU
Hino destaca história, tradições e encantos do Município
   
Hino completa 19 anos, neste dia 10 de novembro.

Por
10/11/2022 10h31

   “Sinimbu, de encantos mil,
De um povo hospitaleiro e gentil!”
   É assim que o Hino do Município define nossa terra e nossa gente, destacando a coragem dos imigrantes que desbravaram terras desconhecidas e aqui começaram a construir a sua história de trabalho, esperança e fé. Foram muitas as dificuldades enfrentadas, mas também foi, sob as bênçãos de Deus, que nasceu esse recanto tão cheio de belas conquistas e vitórias. A exuberante natureza, igualmente, contribuiu para que o povo de Sinimbu pudesse se orgulhar dos presentes naturais, que são motivo para considerar esse chão abençoado e querido.
   Esse ano, nosso hino municipal, cuja letra foi escrita pelas professoras Valmi Vileda Henn e Doraci Panke e a música e arranjo criados pelo maestro Írimo Panke, completa 19 anos, neste dia 10 de novembro, dia do aniversário do Município. Foi nesta data, no ano de 2003, que o Hino de Sinimbu foi oficialmente apresentado ao público.
   Conversamos com a professora Valmi Vileda Henn, uma das autoras da letra, que nos contou que o Hino foi elaborado a partir de um concurso realizado pela Secretaria Municipal de Educação, encabeçada pela secretária Rosani Kanitz. Recorda que precisava ser fiel a critérios estipulados no edital. Havia a preocupação de que o hino contemplasse a história do Município, sua colonização, índole do seu povo e aspectos geográficos do lugar. A letra precisava obedecer critérios de rima, simetria, harmonia silábica e estrutura de estrofes. A música deveria ter ritmo, sincronia, sonoridade e seu arranjo precisava  ser de fácil execução. Após a escolha da composição vencedora pela comissão julgadora, o resultado foi encaminhado ao Prefeito Municipal da época, Wilson Molz, que oficializou o hino através de lei municipal.
   A primeira apresentação do Hino de Sinimbu à comunidade foi feita na III Noite Musical, realizada na Escas, no dia 10 de novembro de 2003 e sua execução contou com a participação do Coral Municipal e da Banda Municipal. Na mesma noite foram apresentados ao público e premiados os responsáveis pela criação do hino. Também foram entregues certificados de participação aos demais participantes do concurso de escolha do hino.
A professora Valmi também conta que o processo de criação foi trabalhoso e que as palavras, frases, rimas e ideias foram se moldando aos poucos. Não aconteceu nenhuma inspiração instantânea para compor a letra, o arranjo e a música deste hino. Tudo foi uma construção conjunta, que mereceu empenho, dedicação e estudo. Diz ser muito gratificante fazer parte desta história e ser uma das criadoras deste símbolo municipal, já que o hino faz parte da história de Sinimbu e será conhecido e lembrado sempre. É uma marca que o tempo não apaga.


   

  

menu
menu