SINIMBU
Saúde avança em práticas integrativas complementares
   
O município oferta a prática da ioga todas as segundas e sextas.

Por
10/11/2022 10h21

   As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. São práticas de cuidados complementares à medicina tradicional, de consultas e tratamentos medicamentosos.
   As práticas foram institucionalizadas por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC). E no município de Sinimbu, através da Lei Nº. 1.956, de 22 de junho de 2022, foi criado o Programa Municipal de Práticas Integrativas e Complementares e de Educação Popular em Saúde (PMPICEPS), para efetivar essas práticas nos serviços de saúde.
   Estas importantes práticas são transversais em suas ações no SUS e podem estar presentes em todos os pontos da rede de atenção à saúde, prioritariamente na atenção primária, com grande potencial de atuação. Uma das abordagens desse campo é a visão ampliada do processo saúde/doença e da promoção global do cuidado humano, especialmente do autocuidado. As indicações são embasados no indivíduo como um todo, considerando-o em seus vários aspectos: físico, psíquico, emocional e social.
   Entre as principais diretrizes da PNPIC está o aumento da resolutividade dos serviços de saúde, que ocorre a partir da integração – ao modelo convencional de cuidado – de racionalidades com olhar e atuação mais ampliados, agindo de forma integrada e/ou complementar no diagnóstico, na avaliação e no cuidado.
Sendo assim, os profissionais de saúde da rede SUS começaram a se capacitar para oferecer a população essas práticas de saúde. Neste contexto, será ofertada a prática da auriculoterapia aos usuários do SUS. O atendimento poderá ser agendada pelo telefone 37081232 e será ofertado nas segundas e quintas-feiras, no Posto de Saúde Central.
   A secretária Sinara Dhiel enfatiza que o Munícipio já oferta a prática da ioga, todas as segundas e sextas-feiras, a partir das 17h30, no ginásio da Escola Nossa Senhora da Glória. Os profissionais de saúde estão se capacitando para ofertar em breve outras terapias como os de Florais, Terapia com Ventosas, Acupuntura e Reiki.


   

mode_emailEnviar E-mail

  Fechar E-mail

  

menu
menu