ECONOMIA
Empresas de Pinhal Santo Antônio expandem suas atividades através da Lei de Incentivo
   
Os destaques são Madeireira Lourenço e Silva e Serraria JC.

Por
01/07/2022 15h00

  A Administração Municipal esteve em Pinhal Santo Antônio na Semana passada e na oportunidade acompanhou a expansão de duas empresas que receberam apoio do Município através da Lei de Incentivo. A Madeireira Lourenço e Silva e a Serraria JC se destacam no ramo da madeira no Município e no momento, juntas, empregam mais de 30 pessoas na região serrana de Sinimbu.
   Conforme a prefeita Sandra Backes, os investimentos feitos pela empresa comprovam o desenvolvimento da região serrana do Município. “É visível o desenvolvimento da região do Pinhal Santo Antônio, quando acompanhamos o trabalho realizado por estas empresas. Somadas aos demais empreendimentos já consolidados e aos que ainda estão surgindo podemos comprovar o potencial que a região serrana possui. Hoje ela se destaca através da produção de soja, trigo e tabaco, além da criação de gado e do setor madeireiro. A região também vem despontando no turismo, sendo que conta com empreendimentos como supermercado, pousadas, posto de combustíveis, restaurantes, posto de saúde, escola de ensino fundamental com mais de 230 alunos e um amplo ginásio de esportes”, detalha a prefeita.
   Vale lembrar que os incentivos concedidos às empresas foram analisados e aprovados pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento e posteriormente pela Câmara de Vereadores, sendo regulamentados pela Lei de Incentivo do Município. Esses incentivos variam desde a doação de área destinada a construção, permissão de uso, locação de instalações até a realização de serviços de infraestrutura ou até mesmo isenção de tributos.
   Além da prefeita Sandra, acompanharam o trabalho das empresas o secretário de Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente Félix Weis; secretário de Administração, Finanças e Planejamento Carlos Backes Filho; secretário de Obras e Trânsito Municipal Gerson Müller e o vereador Roque Folmer.

    CONHEÇA AS EMPRESAS:
   - Madeireira Lourenço e Silva: fundada em 2008, a empresa é gerenciada pelos sócios Ezequiel Borges, Eloi Rodrigues da Silva (Luizinho) e Amaro Lourenço dos Santos. Atualmente conta com 19 colaboradores, incluindo os proprietários e registrou elevados investimentos nos últimos meses. Realizou ampliação em sua estrutura e possui sistema de energia fotovoltaica. Hoje, nenhum material da empresa é desperdiçado sendo que tudo é comercializado, incluindo a serragem e farelo de madeira. Recebeu incentivo do Município através da Lei nº 1.836, de 07/05/2020, que autorizou serviços de hora máquina.
   - Serraria JC: fundada no ano passado, a empresa é gerenciada por Geraldo Costa, João Eri Costa e Jorge Jappe e conta com 13 colaboradores atualmente. Anteriormente, Geraldo e o pai João Eri gerenciavam a serraria da família, fundada em 1997. Com a fundação da Serraria JC e a participação de Jorge na sociedade, altos investimentos foram realizados na ampliação de estrutura e modernização de maquinário. A empresa também realiza a comercialização de todo material produzido, inclusive a serragem. Recebeu incentivo do Poder Executivo através da Lei nº 1.905, de 12/11/2021, que autorizou serviços de hora máquina e transporte de maquinário.


   

  

menu
menu