SINIMBU

   

Por Paulo Dhiel
21/03/2021 10h52

A Secretaria de Saúde e Bem Estar Social de Sinimbu confirmou mais dois óbitos por Covid-19. Dessa forma, o Município passa a ter 13 mortes pela doença.

O 12º óbito por Covid-19 aconteceu na noite de ontem, dia 20. A vítima é uma mulher de 79 anos que estava internada no Hospital Beneficente Sinimbu e tinha histórico de obesidade. Já o 13º óbito foi registrado nesta madrugada, também no Hospital Sinimbu. Trata-se de uma mulher de 65 anos que tinha histórico de hipertensão e obesidade.

Apesar desse cenário, em que Sinimbu teve mais seis vítimas confirmadas na última semana, o Município resolveu não adotar lockdown neste final de semana. Uma das razões é que havia indicativos de redução no nível de contágio, ou seja, redução no número de novos casos de Covid-19.

Além disso, a Administração Municipal esteve mobilizada neste sábado para estudar e definir medidas tendo em vista a suspensão, por medida liminar, da retomada da cogestão da pandemia da Covid-19. Anunciada na sexta-feira, dia 19, pelo governador Eduardo Leite, a retomada da cogestão acabou suspensa por decisão judicial sob a justificativa de esgotamento do sistema de saúde, alto nível de contágio pelo vírus e, inclusive, uma propagada intenção de prefeitos de relaxar as medidas de distanciamento social. No caso de Sinimbu, a prefeita Sandra Backes tem defendido a retomada da cogestão e também a reabertura do comércio não essencial. Ela considera que o contágio pela Covid-19 não ocorre nos estabelecimentos comerciais, que estariam adotando os adequados protocolos, mas em outras aglomerações.

As medidas definidas pela Administração Municipal para atacar a decisão judicial ainda não foram anunciadas, mas a intenção é trabalhar de forma alinhada e integrada com os outros municípios que integram a Amvarp – Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo.

VACINAÇÃO

Ao longo da semana passada Sinimbu recebeu mais um lote de vacinas que estão sendo aplicadas aos grupos prioritários, conforme o Plano Nacional de Vacinação. Foram recebidas 290 doses totalizando 1.270 doses para o município. Dessas, 680 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 150 pessoas já receberam a segunda dose da vacina, representando 8,1% da população.

A expectativa para essa semana é receber um novo lote de vacinas com pelo menos 290 doses. Na segunda-feira a equipe da Secretaria Municipal de Saúde retoma a aplicação das vacinas. Estão sendo vacinadas agora pessoas a partir de 70 anos de idade.


   

mode_emailEnviar E-mail

  Fechar E-mail

  

menu
menu