EDUCAÇÃO
Alunos da EEEM Frederico Kops participam de evento em Porto Alegre na próxima semana
   
Estudantes da rede estadual terão a oportunidade de participar de evento internacional.

Por
29/04/2022 17h53

Na última sexta-feira, dia 22, a Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul divulgou a lista das seis equipes selecionadas como finalistas do HackaTchê Seduc RS, programa que tem o objetivo de valorizar práticas docentes ao conectar os alunos e demais membros da rede ao ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul. Os estudantes da rede estadual de educação terão a oportunidade de participar do South Summit Brasil, evento internacional com foco em tecnologia e inovação que será realizado na próxima semana de 4 a 6 de maio em Porto Alegre.
O HackaTchê Seduc RS será realizado entre os dias 2 e 3 de maio no Tecnopuc e reunirá as melhores ideias trazidas pelos seis grupos selecionados, compostos por alunos do Ensino Médio, que tenham criado soluções tecnológicas para os problemas e desafios relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Ao final da imersão de dois dias no evento, os três grupos mais bem avaliados na pré-banca apresentarão o pitch final no palco do South Summit, com o vencedor recebendo uma premiação.
A equipe da Escola Estadual de Ensino Médio Frederico Kops, orientada pela professora Laís Schulz tem como integrantes os alunos Elvis Kainã Gonçalves de Souza e Lauren Ghisleni Ferreira do 1º ano A e Leonardo Alex Doge Lessing, do 1º ano B, alunos do Novo Ensino Médio. A professora Laís trabalha a disciplina do Novo Ensino Médio, Culturas e Tecnologias Digitais, diz que “O Hacka Tchê é uma ótima oportunidade de apresentar o trabalho dos nossos estudantes. A Lauren, o Elvis e o Leonardo desenvolveram um aplicativo com intuito de colaborar na saúde mental de estudantes de acordo com a realidade que eles vivenciam. Ser selecionado foi uma grande alegria para o grupo e como professora poder proporcionar aos alunos a vivência de conhecer um mundo tecnológico que muitas vezes não nos é possível é gratificante”, comenta a professora.
Já a diretora da escola, professora Anelise Cristina Nonnenmacher salienta que a escola como um todo está muito entusiasmada com tamanha façanha. “Participar de um evento internacional deste porte, sem dúvidas, nos enche de orgulho e claro, gera inúmeras expectativas. Estamos nos envolvendo muito com os novos componentes curriculares do Novo Ensino Médio e abordar as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação não deve ocorrer apenas de uma forma técnica, mas uma abordagem com visão crítica, ética e estética. Termos como startups e hub fazem parte dessa nova linguagem tecnológica, portanto, utilizar a tecnologia no Ensino médio, além de vantajoso, proporciona engajamento e interesse dos estudantes no próprio aprendizado.” A diretora também deseja sucesso no evento. “Já os consideramos vencedores por representarem a 6º Coordenadoria Regional de Educação, bem como nossa escola e nosso município de Sinimbu”, revela.
O South Summit, que chega pela primeira vez no Rio Grande do Sul, é um evento internacional que tem como objetivo ser o hub de referência que molda o futuro por meio de iniciativa, empreendedorismo, inovação aberta e oportunidade. O evento é reconhecido como uma plataforma global para inovação e conexões entre os principais participantes do ecossistema global, startups, corporações e investidores para gerar resultados e negócios. A iniciativa, criada pela Espanha Startup em 2014, está sediada em Madrid e estende sua rede de conexão para o resto do mundo.
 


   

  

menu
menu