SAÚDE
Com duas novas mortes por Covid-19, Sinimbu vai adotar lockdown
   
Em menos de uma semana, Sinimbu registrou quatro óbitos por Covid-19. Estado continua em bandeira preta e região terá lockdown.

Por
05/03/2021 14h48

Em menos de uma semana Sinimbu registrou quatro mortes por Covid-19. Apenas ontem, foram registradas duas mortes. A segunda morte aconteceu no sábado, dia 27. A vítima era um homem, de 58 anos, sem doenças pré-existentes. A terceira morte foi registrada no início da noite do dia 1º. O paciente, um homem de 83, estava internado na UTI em Venâncio Aires.  O quarto e quinto óbitos aconteceram com apenas algumas horas de diferença. A Secretaria de Saúde e Bem Estar Social Sinimbu confirmou o quarto óbito na manhã de ontem: um homem, de 65 anos, cardíaco, que estava em observação no Hospital Beneficente Sinimbu desde a noite de quarta-feira, dia 3. O quinto óbito foi registrado no início da tarde ontem. A vítima, uma mulher de 79 anos, estava internada no Hospital Beneficente Sinimbu desde sábado. Ela é sogra do homem que faleceu na manhã de sábado, aos 58 anos.
A secretária de Saúde de Sinimbu, Sinara Dhiel, lamenta as mortes e reforça o apelo para a população. “Infelizmente estamos vivendo o pior momento da pandemia. Temos mais de 130 casos ativos da doença e registramos quatro mortes somente essa semana. Pedimos para que a população mantenha o máximo de cuidado possível. Que evitem sair de casa nesse momento. O risco é real”, ressalta Sinara. Além disso no boletim divulgado no início da noite de ontem o município já soma 278 casos ativos, sete deles estão hospitalizados, 160 estão isolados em suas residências e 106 são considerados curados. o município tem 107 pessoas com suspeita da doença, uma delas está hospitalizada.


PESSOAS COM COVID

Outro apelo que a Secretária de Saúde faz é com relação aos pacientes que estão positivados ou com suspeita da doença. “É preciso respeitar o isolamento. Não saiam de casa. Peçam para o supermercado e a farmácia entregar os itens necessários durante o período de isolamento. Ficar isolado não é passear na casa dos familiares, ir às compras ou uma simples folga do trabalho. É fundamental que todos respeitem o período indicado pelas autoridades de saúde”, destaca Sinara.


SINIMBU EM LOCKDOWN

O Município de Sinimbu decretou Lockdown para este final de semana. A medida terá início na noite de hoje, dia 5, às 20h e se estende até segunda-feira, dia 8, às 5h. Durante o período a circulação de pessoas será restrita, bem como haverá alteração na prestação de serviços.

Conforme o Decreto nº 2.707, durante o Lockdown poderão funcionar apenas Hospital e Posto de Saúde, farmácias e drogarias, distribuidoras de água e gás, serviços funerários, postos de combustível com exceção das lojas de conveniência, borracharias em sistema de plantão, restaurante de beira de rodovias (somente pegue leve) e táxis apenas para o transporte de pessoas que necessitam de acesso aos serviços de saúde. Supermercados e minimercados, casas de carnes e açougues e padarias poderão funcionar apenas das 7h30 às 11h30 de sábado, dia 6. Vendas ambulantes e entregas destes setores também poderão ocorrer somente no horário estipulado.

Vale lembrar que o objetivo do Lockdown é diminuir a circulação de pessoas e consequentemente diminuir a propagação do vírus da Covid-19. O Decreto na íntegra pode ser acessado no site do Município de Sinimbu em https://www.sinimbu.rs.gov.br/Pages/190473/sinimbu-tera-lockdown-neste-final-de-semana Denúncias de aglomerações poderão ser feitas para a Brigada Militar pelo telefone 190 ou ainda pelo WhatsApp (51) 980488141.


HOMEM É PRESO NO CENTRO

No dia de ontem, dia 04, por volta das 9h da manhã,  a Brigada Militar de Sinimbu  foi comunicada que uma pessoa contaminada pelo Covid19, e que deveria estar em isolamento domiciliar, estaria transitando na área central da cidade. Durante patrulhamento e averiguação, foi confirmada esta denúncia e disponibilizados documentos comprobatórios do caso pela Secretaria Municipal de Saúde. 
    Estando o autor em desacordo com a legislação de prevenção à disseminação do vírus, o indivíduo foi preso em flagrante, onde a guarnição lavrou um Termo Circunstanciado,  pelo crime  previsto no art. 268 do Código Penal: “crimes contra a saúde pública, ao infringir a determinação do poder público, destinada a impedir a propagação de doença contagiosa” (vírus covid-19). O acusado confirmou que  assinou o termo de isolamento domiciliar até dia 10 do corrente mês. Informou também que havia ido até a farmácia  e que estava indo até a banca de jornais.
“Estaremos fiscalizando durante o final de semana, e casos de descumprimento de isolamento domiciliar, assim como aglomerações, as pessoas serão responsabilizadas. Inclusive com a prisão em flagrante”, resaltou o Tenente Gilberto Machado da Rosa

 


   

  

menu
menu