SAÚDE
Primeiro lote de vacinas contra Covid-19 chega a Sinimbu
   
Na tarde de hoje chegaram 70 doses da vacina ao município.

Por
19/01/2021 00h00

  Na tarde de hoje, dia 19, oficialmente iniciou a vacinação contra a COVID-19, no município de Sinimbu, as primeiras doses serão aplicadas seguindo rigorosamente o cronograma e os critérios estabelecidos pelo governo Federal e do Estado do RS.

  Por volta das 15h30 nesta tarde, a coordenadora das imunizações no município de Sinimbu, Daniela Souza, recebeu as doses na 13º Coordenadoria Regional da Saúde - CRS, em Santa Cruz do Sul. Logo após, retornaram para o município de Sinimbu, onde foi aplicada a 1º dose da vacina. Quem recebeu a 1º dose  foi Angelita Rodrigues, que atualmente é técnica de enfermagem no Posto de Saúde Central, e há 21 anos trabalha no município, sendo 7 anos como agente de saúde e 14 anos como técnica de enfermagem. "É um sentimento único e em breve também poderei transmitir confiança as pessoas, pelo fato irei vacinar a população", revela  Angelita.

   Em seguida na Instituição de Longa Permanência para Idosos - ILPI- Lar Sinimbu, quem recebeu a 2º dose da vacina foi Lily Olívia Bugs, 88 anos, natural de Sinimbu e que reside no local desde 2019. A Secretária de Saúde interina Ivone Henn, enfatiza que é um alívio muito grande a chegada da vacina no município, mas ressalta que as pessoas devem continuar com os cuidados necessários. "Para mim é um alívio, pois as pessoas talvez poderão  retornar a ter um pouco da antiga realidade", observa Ivone.

   A prefeita ainda parabeniza as pessoas que trabalharam em prol da criação da vacina e os profissionais da saúde que trabalharam na linha de frente no combate ao vírus.  "É um momento de gratidão pela chegada da vacina, agradeço em especial a equipe de saúde de Sinimbu, mas também à todos os profissionais da saúde que estiveram trabalhando fortemente no combate ao Corovavírus", enfatiza Sandra Backes.

   O município nessa primeira fase irá imunizar 70 pessoas, sendo esse foi o número de doses enviada pelo 13º CRS ao município de Sinimbu. As pessoas a serem vacinadas nesse primeiro momento são de grupos prioritários e que trabalham diretamente na linha de frente do COVID-19 no município. Além dos idosos com mais de 60 anos internos da ILPI, que funciona junto ao Hospital de Sinimbu.

   É importante salientar que o quantitativo não será suficiente para encerrar a primeira etapa da vacinação, e mesmo nesse grupo ainda terá pessoas que irão receber a vacina em um segundo momento, confirme a disponibilidade do Ministério da Saúde para o Município. Portanto, as salas de vacinas do município não serão abertas para vacinação geral da população de COVID-19. Assim que as próximas fases vão seguindo, novas orientações serão publicadas para a população alvo a ser vacinada.

   A vacina será aplicada em 2 doses, sendo que a 2ª dose deverá ser aplicadas de 14 a 21 dias  após a aplicação da primeira dose. A vacina está contraindicada para gestantes, puérperas e lactantes e crianças e jovens menores de 18 anos, por ainda não terem estudos científicos nesses grupos de pessoas, portanto não podendo receber essa vacina no momento.

   A coordenadora das Imunizações no Município, enfermeira Daniela Souza, se mostra otimista e enfatiza que a vacina irá chegar a todos os grupos de população preconizados no Plano Nacional de Vacinação, porém em etapas, sendo que essa será apenas a primeira fase desse caminho a ser percorrido.

   A prefeita Sandra Backes, comenta que a cidade está preparada para a vacina. "Acreditamos que este é o caminho para salvar vidas e a economia. A vacina reduz a mortalidade e o agravamento da doença, mas não a transmissão. Por isso, é fundamental que a população siga respeitando as medidas de distanciamento e prevenção”, finaliza a Prefeita.


   

  

menu
menu