EDUCAÇÃO
Sinimbuense conquista vaga no Studienkolleg para o ingresso em universidades da Alemanha
   
Depois de muito estudo e dedicação Stefani Iasmin Wagner, conquistou uma vaga em um curso preparatório para o ingresso de estudantes estrangeiros em universidades da Alemanha.

Por Catiéle Vogt
09/07/2021 15h31

”Valorize o estudo e as oportunidades que surgem a partir dele”.  E foi isso que Stefani Iasmin Wagner, de 18 anos, fez ao longo dessa sua jornada estudantil. Depois de muita dedicação ao estudos conquistou uma vaga no Studienkolleg, um curso preparatório de um ano para o ingresso de estudantes estrangeiros em universidades da Alemanha.

A sinimbuense, que concluiu o Ensino Médio no Colégio Mauá, de Santa Cruz do Sul, em 2020, estará de malas prontas indo para a Alemanha ainda no final deste mês. Mas os estudos iniciam apenas em agosto na cidade de Mettingen, uma preparação para um exame de admissão no curso de Arquitetura a partir de 2022. “Em primeira instância, vou morar na cidade de Mettingen, no estado Renânia do Norte-Vestfália, onde estudarei no Studienkolleg Mettingen. Vou cursar o denominado “T-Kurs”, que prepara para cursos voltados para ciências exatas. De acordo com o meu desempenho na prova final, poderei me candidatar a qualquer universidade alemã - ainda não me decidi qual”, comenta.

A seguir a entrevista que realizamos com Stefani, nos contando de como surgiu a oportunidade de estudar fora, sua preparação de estudos, o motivo de ter escolhido a Alemanha e como será os próximos passos.

COMO SURGIU A OPORTUNIDADE DE ESTUDAR FORA?

“Sempre demonstrei muito interesse pela Língua Alemã, devido à descendência da minha família e à cultura da minha cidade, aspectos que condicionaram meu aprendizado do alemão como segunda língua. Ano passado, em meio a uma pandemia e várias possibilidades, tomei a decisão de que queria estudar Arquitetura na Alemanha. Por meio de muita pesquisa, conclui que o Studienkolleg era o melhor caminho para que eu conseguisse entrar em uma universidade alemã. Então, esperei abrir o período de inscrição, juntei todos os documentos necessários e me candidatei a uma vaga”.

COMO FOI SUA PREPARAÇÃO DE ESTUDOS PARA CONQUISTAR A VAGA?

“Para conquistar a vaga, me candidatei através do preenchimento de um formulário e do envio de documentos, entre eles: o Certificado de Proficiência, o Histórico Escolar e uma espécie de ‘currículo’, em que constam meus dados pessoais, cursos, certificados e trabalhos voluntários. Durante toda a minha vida escolar, renunciei a momentos de lazer para estudar e tirar notas boas e, sempre que possível, participava de olimpíadas, principalmente na área das ciências exatas. Participei de eventos de Língua Alemã, como os festivais de teatro e de música e o Concurso de Leitura, no qual me destaquei em 3º lugar regional em 2017 e 1º lugar regional e geral em 2019. Em 2020 fui aprovada na prova de proficiência do Goethe-Institut C1 (nível avançado)”.

POR QUE ESCOLHEU A ALEMANHA?

“Posso dizer que escolhi a Alemanha por três motivos. Primeiro, porque sempre tive curiosidade em conhecer as origens dos meus antecedentes que, tanto pela parte materna quanto pela paterna, migraram da Alemanha para o Brasil. Graças a minha descendência alemã, consegui a cidadania alemã, que também me trará benefícios enquanto eu residir na Alemanha. Segundo, sempre tive muito incentivo das escolas onde estudei e muita admiração pela Língua Alemã e por quem se dedica a ensiná-la. Lembro-me de quando a professora Anneliese Strohm contava sobre suas experiências na Alemanha e sobre as características do país, meus olhos brilhavam, e foi assim que comecei a sonhar. O terceiro motivo tem relação com a qualidade de ensino. A educação na Alemanha é priorizada pelo governo, portanto os estudantes recebem vários benefícios e a maioria das universidades é pública. Além disso, a Alemanha destaca-se pelo excelente transporte público, pelas oportunidades de trabalho e pela diversidade cultural”.

FEZ CURSOS PARA SE APERFEIÇOAR NO IDIOMA?

“Comecei a ter aulas de alemão no 2º ano (2009) na EMEF. Nossa Senhora da Glória, em Sinimbu.  Quando conclui o Ensino Fundamental, escolhi o Colégio Mauá para continuar meus estudos, por ele ser reconhecido pelo ensino de alemão, através de aulas extracurriculares. No 3º ano do Ensino Médio, quando tomei minha decisão, comecei a estudar alemão intensivamente. Para tanto, fiz curso online na Deutsche Schule de Santa Cruz do Sul durante cerca de quatro meses e hoje continuo tendo aulas online no Goethe-Institut através de uma bolsa ofertada pela Iniciativa PASCH”.

VOLTAR PARA O BRASIL

Questionada se pretende voltar para o Brasil depois da faculdade, ela diz que sim. Como o curso preparatório tem duração de um ano, depois a faculdade dura em média três anos. Ela ainda terá a opção de fazer mais um ano de mestrado, mas ele pode ser feito em parceria com uma universidade brasileira. Após concluir os estudos, pretende voltar para o Brasil com novas perspectivas e aplicar o que estudou e as experiências que teve ajudando a comunidade local.

IMPORTÂNCIA DO ALEMÃO EM SINIMBU

Por fim, ela ressalta a importância da Emef. Glória na sua caminhada. “Os estudantes sinimbuenses são privilegiados com o ensino da Língua Alemã, pois ela faz parte da cultura alemã preservada na nossa cidade. Vários outros estudantes de Sinimbu já foram beneficiados por essa atividade extracurricular, destacaram-se em concursos e hoje moram ou já tiveram uma estadia na Alemanha. Portanto, essa iniciativa deve ser valorizada e parcerias com instituições como o Goethe-Institut devem ser mantidas. Voltando à pergunta de ‘Como surgiu essa oportunidade?’, posso afirmar que ela surgiu graças a Emef. Glória, sem a qual eu não teria descoberto minha paixão pela Língua Alemã”.

Stefani deixa uma mensagem de agradecimento a todos que participaram dessa  caminhada. “Às minhas professoras de alemão Anneliese Strohm, Marlise Müller, Noeli Leonhardt e Deutsche Schule, aos professores, funcionários e colaboradores do Colégio Mauá e da EMEF. Nossa Senhora da Glória, aos meus amigos, familiares e à comunidade local, que me parabenizou com muito carinho”.

 


   

mode_emailEnviar E-mail

  Fechar E-mail

  

menu
menu