AGRICULTURA
Trabalhos da safra 202122 devem se intensificar nas próximas semana
   
Na região 3 dos produtores de tabaco já transplantaram as mudas para a lavoura.

Por
02/07/2021 16h02

Enquanto alguns produtores já iniciaram o plantio da safra de tabaco 2021/2022, outros ainda estão finalizando a safra 2020/2021. Conforme o tesoureiro da Associação dos fumicultores do Brasil (Afubra) Marcílio Drescher, as pesquisas mostram que até o momento 614.374 toneladas de fumo já foram comercializadas. As variedades Burley e Comum já estão 100% comercializadas. A variedade Virgínia até o momento atingiu a comercialização de 97% de sua totalidade.

Marcílio cita ainda que durante a safra houve aumento da estimativa total da produção. Em outubro do ano passado, as pesquisas indicavam uma produção de 606.952 toneladas de tabaco, nos três estados do Sul do Brasil. Mas estas pesquisas foram refeitas com os produtores agora no mês de junho e os resultados apontaram um aumento de 20mil toneladas, chegando a produção ao total de 631.651 toneladas. Drescher detalha que isto se deve ao aumento na produtividade da variedade Virgínia, que está superior à produtividade da safra passada, inclusive, superior à produtividade das últimas cinco safras.

 Nós três estados do sul,  variedade Virgínia é a que apresenta maior quantidade produzida, com o total de 575.894 toneladas, seguida pelo tabaco tipo Burley que atingiu 49.260 toneladas e  o tabaco comum que  teve 6.497 toneladas produzidas.

Com a previsão de um inverno mais rigoroso e com pouca chuva no final da estação, alguns produtores já iniciaram o plantio da sua produção na lavoura. Dados da Afubra dão conta de que até o momento 3% da produção já foi transplantada para as lavouras no Vale do Rio Pardo. A grande maioria deve intensificar o transplante de suas mudas a partir da segunda quinzena deste mês. É o caso do produtor Eloi Parnow, de 60 anos morador de Alto Sinimbu que pretende iniciar o plantio das suas mudas na lavoura no início do mês de agosto. Eloi semeou 150 bandejas de fumo e neste ano quer diminuir sua produção de 53 mil pés para apenas 20 mil pés.

 Assim como Eloi outros produtores do sul do país devem diminuir sua produção, Marcílio   conta que é o que aponta um levantamento feito com as respostas de alguns produtores visitados. Este levantamento aponta uma diminuição de 13% em média, de área plantada no Sul do Brasil. Este número vem ao encontro da orientação da Afubra e das entidades representativas de redução de área para adequar a oferta à demanda.

Eloi Parnow, tem o auxílio da esposa Verni Parnow de 55 anos e conta que a safra 2020/2021 não foi como esperavam, o clima acabou não colaborando e isso acarretou em uma menor qualidade. Mas a expectativa é de que a safra que está se iniciando tenha uma boa qualidade.


   

  

menu
menu