EDUCAÇÃO
Enem 2021 está marcado para novembro
   
Exame que estava previsto para janeiro do ano que vem, será realizado ainda em 2021.

Por
01/06/2021 10h34

O ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio de 2021 - acontecerá nos dias 21 e 28 de novembro, tanto para a versão impressa quanto para a versão digital. A informação foi confirmada nesta segunda-feira, dia 31, pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, em publicação em uma rede social. 

Segundo o ministro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, publicará ainda nesta semana os editais do Enem 2021. As inscrições serão abertas no dia 30 de junho e irão até 14 de julho, pela Página do Participante do Enem na internet. "A segurança e a isonomia do Enem serão sempre mantidas pelo Inep e pelo MEC", afirmou o ministro. Na última edição, 5,7 milhões de candidatos estavam confirmados para fazer a prova do Enem.  A abstenção foi recorde: mais da metade (55,3%), não compareceu.

Realizado anualmente, o Enem é o maior exame para ingresso no ensino superior do país, contando com milhões de inscrições em todo o território nacional. As notas do Enem podem ser usadas para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Pouco tempo

O possível adiamento para 2022 chegou a ser confirmado pela presidente do Conselho Nacional de Educação. No mesmo dia, documentos internos mostraram que a avaliação estava marcada para 16 e 23 de janeiro de 2022 com o uso de termos como "ratifica" e "datas definidas". Milton Ribeiro afirmou depois que eram apenas "conversas de bastidores".

O governo terá que correr para cumprir os prazos de elaboração das provas para a realização nesses dois dias de novembro. Também ressaltam que, caso as etapas de impressão e distribuição das provas sejam aceleradas para garantir a realização em 2021, é possível que haja comprometimento da qualidade e segurança. Falta uma definição mais clara do orçamento: por enquanto, há R$ 200 milhões para cumprir a etapa do planejamento, o que não inclui a aplicação da prova. Entre as metas globais para o ano do Inep, a aplicação do exame não estava prevista.


   

  

menu
menu