ENTREVISTA
Realidade de um gaúcho na terra da rainha
   
Desde 2015, Evandro Konzen está na terra da rainha e hoje trabalha como pesquisador de pós-doutorado na Inglaterra.

Por Catiéle Vogt
21/05/2021 16h13

No ano de 2020, contamos diversas histórias de sinimbuenses que estão morando fora do país e aceitaram compartilhar suas experiências, rotina e planos com nossos leitores. Este ano continuaremos com este especial e desta vez, fomos para a Inglaterra, Reino Unido. Esta semana é a vez de Evandro Konzen, que mora atualmente no condado de Devon, sudoeste da Inglaterra.
A história do pesquisador de estatística e métodos computacionais começou em 2015, quando conseguiu uma bolsa de estudos para fazer doutorado na universidade de Newcastle na Inglaterra. Desde então, está na terra da rainha. Concluiu o doutorado em 2019 e hoje trabalha como pesquisador de pós-doutorado na universidade de Exeter.
POR QUE A INGLATERRA? 
A escolha do país se deu pelo fato de que no Reino Unido se encontram universidades e instituições de pesquisa de alto nível. “A universidade de Newcastle me ofereceu uma bolsa de estudos que custeou meu doutorado e todas as despesas com custos de vida, sem contar os excelentes recursos de pesquisa e um ambiente de trabalho maravilhoso”, detalha. 
Questionado sobre o que mais gosta na Inglaterra, ele destaca os belos lugares para conhecer. “O país dispensa apresentações quando se trata de lugares para visitar. Além disso, gosto muito da gentileza das pessoas, que sempre foram receptivas comigo desde que cheguei”, comenta.
ROTINA 
O pesquisador explica que vive em um ambiente multicultural e tem amigos de todos os continentes. “Com eles regularmente jogo futebol e vou a restaurantes e bares, onde encontro comida e bebida de diversas partes do mundo. Em momentos de folga viajo pela Europa”, revela. 
Apesar de ser natural de Santa Cruz do Sul, a mãe de Evandro é natural de Sinimbu, com isso o berço das cucas sempre fez parte da vida do gaúcho. Após seis anos longe de casa, o que o pesquisador mais sente falta do Brasil é dos amigos, parentes, churrasco gaúcho e da cuca sinimbuense.
Em relação à pandemia, Konzen explica que a situação do país melhorou significativamente nos últimos meses. “A maioria da população já foi vacinada e a maior parte das restrições de atividades sociais foi removida”, finaliza.
 


   

  

menu
menu