Saiba onde e como pode ser impresso o CRLV-e do seu veículo |
|
Orientações para quem não tem possibilidade de imprimir o documento em casa, são para que procure um representante autorizado do Detran. |
Desde o início deste ano a impressão do documento do veículo, ou o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), não é mais obrigatória. No dia 4 de janeiro de 2021, a emissão do CRVL passou a ser exclusivamente eletrônica, ou seja, o documento do veículo no papel verde como todos estão acostumados, não será mais emitido.
A impressão acontece de forma diferente da que estamos acostumados, o Certificado de Registro de Veículo (CRV) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) agora são obtidos exclusivamente por meio eletrônico, formaram um único documento, chamado CRLV-e, que nada mais é do que o documento do carro, comprovando que aquele veículo está regular e apto a transitar.
A impressão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo digital já está disponível desde maio do ano passado evitando assim, desperdício de tempo e trazendo praticidades.
A renovação do CRLV é feita anualmente e tem caráter obrigatório, lembrando que só pode ser obtida, após o pagamento das taxas e multas inerentes ao veículo. O novo documento pode ser emitido através do Portal do Detran, disponível em: https://www.detran.sp.gov.br/wps/portal/portaldetran/cidadao/home, em Veículos, pelo aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” ou ainda pelo portal de serviços do Denatran, disponível em: https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/#/.
Com a nova ferramenta, o motorista terá duas opções para levar consigo o documento, que são:
A versão impressa, que deverá ser feita em papel A4, em uma única página, com tinta preta e com boa qualidade, permitindo assim que seja feita a leitura do documento através do QR Code que está no documento.
A versão digital: baixada através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, que quando requisitada, deverá ser apresentada pelo motorista, através da tela do celular. O documento baixado será idêntico ao documento impresso e poderá ser acessada pelo dispositivo móvel, mesmo sem acesso a internet. Tanto a versão impressa, quanto a digital, possuem validade jurídica.
O aplicativo está disponível tanto para Android, quanto para IOS e é importante observar a referência “Governo do Brasil”, para garantir a sua autenticidade. Após baixá-lo será necessário que o usuário faça o cadastro no próprio aplicativo e depois solicite o CRLV, informando o número do RENAVAM e a placa do veículo.
O CRLV baixado pelo aplicativo em PDF, poderá ser compartilhado com outras pessoas que também utilizam aquele veículo, sendo necessário que elas já tenham baixado e instalado o programa em seus dispositivos. O documento poderá ser compartilhado com no máximo 5 pessoas.
Para quem utilizar apenas a versão digital, deve estar sempre atento para manter o celular carregado, pois em caso de ser solicitada a documentação do veículo e não puder ser fornecida em razão de problemas no aparelho ou falta de bateria, o mesmo poderá ser punido com a aplicação de multa, por isso é importante ter a versão impressa consigo. Em caso de viagem ao exterior o documento digital poderá não ser aceito, sendo necessária a apresentação da versão impressa do mesmo.
LOCAIS DE IMPRESSÃO
O documento CRLV-e foi criado de forma digital para trazer mais facilidade ao dia a dia do condutor, reduzir custos e diminuir o desperdício de papel. Mas com isso acabou dificultando a vida de muitas pessoas que não possuem acesso à internet e não tem algum familiar próximo que possa realizar a impressão.
Para quem não possui acesso à internet ou algum familiar que possa fazer a impressão do documento, as orientações são que procure um serviço autorizado do Detran para realizar a impressão. Em Sinimbu quem está autorizado a oferecer este serviço é o Despachante Rogério Knod. Para receber o documento impresso basta o proprietário do veículo comparecer ao local levando o DUT (Documento Único de Transferência), documento pessoal e no local deve assinar um documento que autoriza o despachante a realizar a impressão do documento.
Rogério explica que em poucos minutos o condutor já sai do local com o documento impresso. Além do processo ser rápido também não há a necessidade da criação de senhas como no processo que o dono do veículo passa ao realizar a impressão através do site. “Aqui no escritório consigo realizar a impressão de forma rápida e prática sem a burocracia que o site exige, como despachante tenho acesso ao sistema do DETRAN, o que facilita bastante”, conta Rogério.
Para quem buscar a atendimento no escritório do despachante deve ficar atento aos horários de atendimento que acontece de segunda-feira a sexta-feira das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30. Também é importante que o condutor fique atento a data de vencimento do licenciamento, além disso, o proprietário do veículo só pode realizar a impressão do documento dois dias após o pagamento do IPVA 2021.