Encontro Regional de Sementes Crioulas será realizado em Vale Verde
Encontro acontece na próxima terça-feira, dia 21.

Por
17/06/2022 17h00

 

Acontece na próxima terça-feira, dia 21, a partir das 9h, no Ginásio Evangélico 25 de Julho, no município de Vale Verde, o 5º Encontro Regional de Sementes Crioulas. 

   O evento visa contribuir para a sustentabilidade da agricultura familiar por meio da autossuficiência, além de mobilizar para a conservação e preservação destas sementes, promovendo difusão desse material genético e dos saberes.

   É esperada a participação de cerca de 200 pessoas, dos municípios de Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul, Vale Verde, Passo do Sobrado, Herveiras, Sinimbu, Vale do Sol, Vera Cruz, Rio Pardo, Encruzilhada do Sul e Mato Leitão. O evento é promovido pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), prefeitura de Vale Verde e Articulação em Agroecologia do Vale do Rio Pardo.

   O extensionista rural e responsável pela área de Sementes Crioulas na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Soledade, Evandro Scariot, destaca que “os encontros regionais de sementes crioulas organizados anualmente no Vale do Rio Pardo são espaços muito importantes para promoção da segurança alimentar através da troca de saberes e sementes, e também contribuem para a preservação da agrobiodiversidade, para redução dos custos de produção, resultando em maior autonomia das famílias no processo produtivo e em benefícios ambientais”.

   A extensioista rural da Emater/RS-Ascar, Andréa Balbueno destaca que a agricultura familiar prioriza a produção de alimentos com menor uso de defensivos agrícolas, resultando em menores riscos à saúde. “Agregado a isso, é através da agricultura familiar que se perpetua a utilização das sementes crioulas, um dos patrimônios culturais do meio rural. Promovendo à preservação da biodiversidade, qualidade das plantas, geração de renda e liberdade de escolha da variedade para o consumo familiar”, comenta.

   Além de palestras e socialização de experiências, o encontro contará com bancas de exposição de sementes, artesanato, agroindústrias familiares e divulgação de empreendimentos turísticos do município.

 

Confira a Programação:

8h - Recepção e montagem dos espaços.

9 h – Mística, Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc)

9h20 – Abertura oficial

9h40 – Apresentação cultural: Projeto Social CRAS.

10h - Palestra: “Sementes Crioulas orgânicas: Um mercado seguro”, engenheiro

agrônomo da Emater/RS-Ascar, Ari Henrique Uriartt.

10h40 - Palestra “Resgate, produção e multiplicação de sementes crioulas:

Vivencias e trabalho na Cooperfumos/MPA”, engenheira agrônoma Tatiana

Schiavon de Albuquerque.

11h10 - Relato de Experiência: “Resgatando Origens”, indígena Lúcia de Oliveira,

Vale Verde.

11h30 - Relato de Experiência “Sementes Crioulas”, agricultor e engenheiro

agrônomo Felipe Huff, de Cachoeira do Sul.

12h Almoço

13h30 - Abertura da Feira de Sementes Crioulas e comercialização

- Mostra de agroindústrias e artesanato rural

 

menu
menu