Contagem regressiva: o prazo para a regularização do Titulo de Eleitor acaba na próxima semana
Prazo final antes do fechamento do cadastro para votar em 2022 termina na próxima quarta-feira.

Por
02/05/2022 08h27

Cidadãos que precisam transferir o título de eleitor têm até na semana que vem dia 4 de maio para atualizar o seu título de eleitor para conseguir votar nas eleições de outubro. O processo pode ser feito on-line pelo Portal do TSE, no menu “Autoatendimento do Eleitor”, que reúne as funcionalidades da plataforma Título Net.

            Através do site do TSE, o eleitor tem acesso aos serviços ligados ao título de eleitor. Antes de tudo, o primeiro passo para tirar o título de eleitor é digitalizando os documentos obrigatórios. São eles: documento oficial de identidade com foto (frente e verso); comprovante de residência recente; comprovante de quitação do serviço militar no caso de homens a partir de 18 anos; e comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (se houver).

            Feito isso, o passo seguinte consiste em tirar uma selfie segurando o documento de identificação ao lado do rosto. Para não prejudicar a visualização, a dica é não usar bonés ou óculos na hora de tirar a foto, pois as imagens devem estar legíveis para que o pedido não seja negado.

            Depois de tudo pronto, é preciso acessar a página do Título Net para dar início ao atendimento à distância. No site, é necessário informar a unidade federativa na qual a pessoa reside e depois selecionar a opção “não tenho título de eleitor” para colocar os dados pessoais exigidos, como nome dos pais, nome completo e data de nascimento.

            Para aqueles que já possuem o título, mas estão em situação irregular, à recomendação é resolver as pendências para não ficar de fora das votações das próximas eleições. Para saber se está tudo certo com o documento, é só acessar o site oficial do TSE e ir em “situação eleitoral”.  Quem está com as votações em dia, justificou as ausências, atendeu às convocações da Justiça Eleitoral ou pagou as multas que tiverem sido aplicadas está com tudo em ordem para as eleições de 2022.

            Mas caso tenha alguma multa pendente decorrente de ausência as urnas ou aos trabalhos eleitorais, é necessário emitir o boleto para pagamento no site do TSE por meio do serviço “Consulta de débitos do Eleitor”, junto ao link “quitação de multas”.

            Qualquer que seja o requerimento será preciso aguardar a análise dos dados enviados pela Justiça Eleitoral. Para verificar o andamento do processo, acesse “Acompanhar Requerimento”.

            Após o processamento dos dados, se não houver qualquer pendência, é só baixar o aplicativo e-Título no celular ou tablet e utilizar a versão digital do documento, dispensando-se o título em papel. O download do app é gratuito e pode ser feito pelo Google Play e App Store. O aplicativo funciona tanto no sistema operacional Android quanto no iOS.

 

menu
menu