Brigada Militar agora conta com mais dois policiais para reforço efetivo no município
Reforço para o 4ºPelotão tem como objetivo de evitar crimes do interior, como furto de fumo, porte ilegal de armas, tráfico, desordens e abigeato (furto) de animais.

Por Redação
14/01/2022 16h55

Desde o fim de dezembro, o 4º Pelotão da Brigada Militar, de Sinimbu, passou a contar efetivamente, com mais dois policiais para o policiamento comunitário. Transferido na última semana para Sinimbu, o 2º sargento, Alexandre de Moura Paim, trabalha há 32 anos na BM e estava atuando em Santa Cruz do Sul, agora integra o efetivo da Brigada Militar do Município. E no final de dezembro chegou o soldado Ibanês vindo de Venâncio Aires para reforçar o efetivo daqui.
Natural de Santa Maria, Alexandre trabalhou na cidade até 2002 e após foi remanejado para Santa Cruz, onde trabalhava desde então. No município vizinho realizava a parte operacional da Brigada Militar, coordenador de serviço na parte externa. “Tenho 32 anos de serviço na Brigada, pretendo encerrar minha carreira aqui em Sinimbu, tenho mais 3 anos para cumprir para chegar a promoção de 1º sargento. Após isso, irei pedir a reserva da Brigada”, destaca.
Questionado o motivo de ter decido vir para cá finalizar sua carreira, ele revela que o primeiro quesito era por residir próximo, em Rio Pardinho. E o segundo foi que o tenente Gilberto da Rosa, estava precisando de alguém para apoiá-lo nessa parte operacional, pois em Sinimbu estão ocorrendo alguns problemas com consumo de drogas, uma suposta aparição de tráfico de drogas na cidade. “A ideia é apoiar nessa parte operacional, porque eu tenho bastante experiência nisso, trabalhei minha vida inteira nessa área, tenho muito conhecimento. A ideia é combater esses pequenos delitos que estão acontecendo”, comenta Paim.
No momento da entrevista o soldado Ibanês não estava presente, devido a isso, o comandante do Pelotão, Gilberto da Rosa, destacou a chegada do soldado no município. “Para reformar ainda mais nosso efetivo, tivemos esse reforço do sargento Alexandre e soldado Ibanês no município. Estamos formando uma patrulha com certa especificidade na área rural, para coibir crimes no interior, principalmente nessa época de férias e na safra do tabaco,  para evitar crimes do interior, como furto de fumo, porte ilegal de armas, tráfico, desordens e abigeato (furto) de animais. Então, estamos reforçando com esses dois policiais, tanto a parte urbana com o sargento Alexandre quanto a parte do interior com o soldado Ibanês”. 
O tenente relata que trabalhar em conjunto com a comunidade, para troca de informações, tem dado muito certo ao longo dos anos desde que assumira o comando do pelotão. “A comunidade sempre são os olhos e ouvidos da Brigada Militar, então esse trabalho em conjunto, que é o policiamento comunitário, tem nos trazido ótimos resultados. Ainda esses dias, eu estava em um evento de Natal em frente a igreja e o que chamou a nossa atenção, é que todas as pessoas estavam na rua, no local aberto e muito tranquilas, sem terem que se preocupar com segurança. O que nos deixa tranquilos por poder estar proporcionando esta segurança ao público”. 
Rosa reforça a dedicação e o trabalho preventivo que é realizado pela Brigada Militar para que a população fique tranquila em relação a segurança no município. “Transmitir para a comunidade essa tranquilidade que temos em Sinimbu, é porque temos policiais dedicados, abnegados muitas vezes em horário de folga, proporcionando a calmaria aos cidadãos através do seu serviço na maior parte das vezes preventivo e com isso acabamos tendo baixos índices de criminalidade”. 
Formado em direito, o sargento Alexandre, comenta que neste período de férias o serviço é bem mais preventivo, devido as viagens que as pessoas realizam nesta época. “Temos a obrigação de fazer essa parte de segurança, sabendo que as pessoas não estão em casa. Aumentamos a ostensividade do policiamento, estendemos para os lugares mais distantes e aquele que quiser delinquir percebe que a Brigada Militar está presente”, salienta.
Sinimbu é uma cidade extremamente pacata, está longe de estar nas estatísticas criminais do Estado do Rio Grande do Sul, mas o sargento explica que é necessário ter uma boa prevenção. “Aquele que tem a intenção de cometer um crime, ele sempre vai pensar duas vezes, porque sabe que a Brigada aqui é atuante”. 
PLANOS DE OPERAÇÕES
Paim explica que a Brigada Militar em todo estado tem planos de operações e esse planos são diários, colocados em pauta diariamente, a população não vê, mas é muito importante que os cidadãos saibam. “Nós estamos diariamente com vários planos táticos operacionais da Brigada Militar, operação avante, operações interior, todas elas em busca  da paz e tranquilidade social. É lançado em todo o RS, o estado tem um calendário para isso e no final de cada turno, nós temos que fazer um relatório  e enviar para a Secretaria de Segurança, onde são calculadas as estatísticas para avaliar, e Sinimbu fica fora, porque praticamente nós não temos delinquência, pois é uma cidade pacata e tranquila”, finaliza.
O comandante Gilberto agradece a vinda dos novos policiais. “Quero agradecer ao nosso comando do 23º Batalhão e do CRPO do Vale do Rio Pardo, por nos lotar dois policiais aqui para reforçar o nosso efetivo. É com certeza de grande valia porque nós vamos conseguir trabalhar ainda mais para manter a qualidade do município de Sinimbu”, finaliza. 

 

menu
menu