Pele merece atenção especial durante a estação mais fria do ano
Mãos, pés e cotovelos são as regiões que mais sofrem neste período seco. É necessário hidratá-los com frequência.

Por Betina Geller
09/07/2021 15h49

Com o início do inverno o frio intenso tem nos acompanhado diariamente, nesta estação a umidade do ar reduz e com as temperaturas mais baixas diminuímos a transpiração corporal. Estes fatores fazem com que nossa pele fique mais seca. E algumas pessoas acabam sentindo o ressecamento da pele com muito mais intensidade do que outras. No decorrer desta matéria iremos abordar soluções para quem sofre deste problema de forma mais intensa e dicas que podem prevenir o ressecamento da pele.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), devido à baixa umidade do ar e as temperaturas mais frias, um mecanismo natural da nossa pele, a perda de água por evaporação e consequente redução da hidratação, é impactado deixando a pele mais seca e desprotegida. Outro fator que influencia muito é o baixo consumo de água, por não estarmos sentindo tanto calor quanto no verão (quando suamos mais, perdemos mais líquidos e precisamos repor a hidratação com mais frequência), não bebemos tanta água quanto de costume, e a pele é logo a primeira a sentir essa falta. Para quem adora tomar um banho em altas temperaturas para se manter bem aquecido é preciso  cuidado, a SBD  explica  que essa prática, quando constante, pode causar uma remoção da oleosidade natural da pele de forma mais intensa. Assim, o manto lipídico (que protege nossa pele de micro-organismos, e também da perda de água para o ambiente externo) não consegue reter a umidade da pele.

Entre os principais sintomas da pele com ressecamento estão: Aparência opaca e desvitalizada; descamação da pele; coceiras e alergias (pela desidratação); e aspecto esbranquiçado (que indica a desnaturação das proteínas). As mãos costumam ser uma das primeiras partes do corpo a serem afetadas com mais intensidade devido a sua constante exposição acabam ficando muito mais ressecadas e consequentemente a derme acaba  se rompendo.

Porém o frio não é única e exclusivamente o causador das rachaduras nas mãos e também nos pés, as mudanças repentinas de temperatura quando saímos de um ambiente aquecido e nos deslocamos para um mais frio, que causa um choque térmico e a utilização de produtos abrasivos como os de limpeza também favorecem as rachaduras. Doenças pré-existentes como Psoríase e condições hormonais como o hipotireoidismo e a diabetes, são outro fator que pode afetar a pele.

COMO PREVENIR AS MÃOS RACHADAS PELO FRIO

Nem tudo está perdido no inverno, alguns cuidados simples e dicas com produtos que temos em casa podem ajudar a diminuir ou acabar com as rachaduras.

Use luvas: sempre que possível, proteja suas mãos com luvas, tanto pelo clima quanto pelos agentes irritantes. É importante que a pele não entre em contato diretamente com substâncias tóxicas.

Hidrate com cremes: nem todos os cremes são úteis para as mãos no inverno. É aconselhável usar aqueles que são especificamente formulados para hidratar peles secas, como por exemplo, glicerina, manteiga de karité, semente de girassol. Para os pés é indicado procurar cremes que além destas substâncias contenham ureia.

Como o ressecamento da pele não é uma patologia que precisa ser tratada com medicamentos, o ideal é utilizar medidas como as citadas acima, além disso também podem ser usados produtos naturais que temos em casa, para promover alívio ao ressecamento da pele, como:

Mel: É um ótimo hidratante natural com diversas propriedades antimicrobianas, umectantes e antioxidantes. Basta aplicar mel sobre as mãos e deixar agir por 10 minutos, em seguida lave as mãos com água morna. O mel pode ser aplicado nas mãos até duas vezes por dia.

Aveia: Ela é capaz de agir como esfoliante natural, removendo o aspecto de “secura” e aspereza das mãos.  Para isso misture duas colheres de sopa de aveia, uma colher de chá de mel e algumas gotas de água até que se forme uma,  aplique esta pasta sobre as mãos e deixe agir por 10 minutos, em seguida lave as mãos.

Óleo de coco: Os ácidos graxos presentes no óleo de coco podem tratar a pele seca e a aspereza das mãos. Basta aplicar óleo de coco extravirgem morno sobre as mãos, massageando por ao menos 5 minutos, este processo pode ser feito diariamente.

Aloe Vera: Mais conhecida como babosa é capaz de ajudar a manter uma pele saudável e rejuvenescida graças às suas propriedades hidratantes. Para aplicar sobre as mãos retire o gel de uma folha fresca de babosa e coloque sobre as mãos por 15 minutos e em seguida lave bem as mãos com água morna.

Vaselina: Bata aplicar a vaselina sobre as regiões rachadas, pois ela é capaz de formar uma barreira isolante para a pele, que impede a entrada de frio.

menu
menu