Santa Cruz ultrapassa a marca de mil casos de dengue em 2024 |
|
Santa Cruz do Sul ultrapassou a marca dos mil casos de dengue em 2024. A informação está presente no boletim epidemiológico mais recente e que foi divulgado pela Secretaria de Saúde nessa segunda-feira, dia 22. São 1053 confirmações da doença até o momento. Na semana passada, eram 819.
O boletim também aponta para aumento no número de pessoas internadas nas casas de saúde do município por conta da dengue. Dos sete pacientes, quatro estão sob cuidados médicos no Hospital Santa Cruz e os outros três estão sendo atendidos no Hospital Ana Nery. Na divulgação anterior, eram quatro somando as duas estruturas.
Sintomas
Embora a dengue possa ser assintomática, os sinais mais frequentes incluem febre alta e súbita, que pode persistir por até uma semana, dores de cabeça, especialmente ao redor dos olhos, desconforto nas articulações e músculos, fadiga e erupções cutâneas vermelhas.
Além disso, é comum experimentar náuseas, vômitos, perda de apetite, fraqueza, dor abdominal e, em alguns casos, diarreia com fezes de consistência pastosa. A presença de eritema na pele, conhecido como exantema, pode variar na intensidade da coceira, dependendo do tipo de sorotipo do vírus causador da doença.