Departamento de Meio Ambiente de Vale do Sol recolhe embalagens de agrotóxicos nesta semana |
|
O Departamento de Meio Ambiente de Vale do Sol (Dema) vai realizar na manhã e tarde desta terça, dia 23, e quarta-feira, dia 24, o recolhimento das embalagens de agrotóxicos dos produtores rurais do município. A ação visa a manutenção da saúde pública vale-solense por meio da preservação do meio ambiente, já que o descarte negligente pode contaminar solo, água e animais, bem como seres humanos de forma direta.
O anúncio das datas e locais para a destinação ocorreu na tarde da última sexta-feira, dia 19.
Ação
Conforme explica a analista ambiental da Prefeitura Municipal de Vale do Sol, Graciela Pacheco, o Dema sempre realiza um aviso prévio para a população com a finalidade de alertar os produtores rurais de destinarem corretamente as embalagens de agrotóxicos. “É preciso reforçar essa necessidade para evitar danos graves à natureza”, explicou. “Em vistorias anteriores, já verificamos embalagens dentro de arroios, nascentes, áreas de corredores ecológicos e com acesso de animais domésticos, entre outras situações muito sérias”, frisou Graciela.
O controle da quantidade de embalagens adquiridas por cada produtor não confere à responsabilidade do Dema, sendo informação exclusiva da empresa contratante do agricultor, bem como o controle do que ele recebe e devolve. “Há sempre a possibilidade de compra de produtos ilegais que não possuem esse controle, mas isso não sabemos afirmar com toda a certeza. A compra deve ser sempre feita com o receituário agronômico”, salientou a analista. Outro ponto que dificulta a contabilização de embalagens adquiridas e devolvidas é a descentralização da compra. “Os produtores podem receber um recibo, que pode ser conferido, como, por exemplo, comprou 10 e entregou 10. Mas como a compra nunca é centralizada fica difícil de controlar”.
Apesar deste fato, a população vale-solense, assim como a de outros municípios, costuma realizar a destinação correta das embalagens de agrotóxicos, sendo exceção quando ocorre ao contrário, o que não implica em um menor perigo de impacto ambiental e humano.
Ainda segundo Graciela comenta, a própria embalagem possui no rótulo orientações de como deve ser o preparo para a devolução segura, evitando riscos de contaminação do produtor rural e do destinatário. O prazo para devolução após a compra do agrotóxico é de até um ano.
Entrega
A devolução das embalagens de agrotóxicos vai ocorrer em diferentes pontos do município, em áreas de referência de cada localidade. A ação tem início às 8h desta terça, na Comunidade Católica de Linha Boa Esperança e se encerra às 16h da quarta, no secador de grãos de Linha Formosa.
O cronograma obedece a ordem abaixo:
Dia 23 - Terça-feira
-
Linha Boa Esperança - Comunidade Católica - 8h
-
Linha Fischer - Colégio Tamandaré - 8h
-
Fontoura Gonçalves - Salão Heinn - 10h
-
Centro - Intab - 10h
-
Alto Castelhano - Comércio Nelson Michel - 13h30min
-
Pinhal Trombudo - Comercial Lucas Kohl - 13h30min
-
Rio Pardense - Linha Gabe - 15h
-
Alto Trombudo - Comunidade Católica - 15h30min
Dia 24 - Quarta-feira
-
Linha Bernardino - Salão Heinke - 8h
-
Linha Facão - Pavilhão Comunitário - 8h
-
Alto Formosa - Comunidade Católica - 10h
-
Faxinal de Dentro - Pavilhão Daltro Filho - 10h
-
Campos do Vale - Comunidade Três Reis - 13h30min
-
Linha Formosa - Comunidade Evangélica - 15h
-
Faxinal de Dentro - Ginásio Cipriano - 15h30min
-
Linha Formosa - Secador de Grãos - 16h